Arquicast 105 – Arquitetos e Urbanistas contra o Coronavírus

    Siga o Arquicast:

    Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp | Plano emergencia IABsp COVID-19 | Urbanistas contra o Corona Vírus

    Coronavírus (COVID-19): uma doença infecciosa causada por um novo vírus agora identificado em humanos, ocasionando uma doença respiratória com sintomas de febre, tosse e, em casos mais graves, incapacidade respiratória. Extremamente contagioso, o vírus, até onde se sabe, é transmitido por meio de gotículas de saliva ou coriza. Assim, o principal meio de prevenção é a higienização constante.

    A inexistência de vacina e a altíssima velocidade de propagação está exigindo, segundo recomendação da OMS, o isolamento permanente da população, com intuito de postergar o contágio entre os humanos, ganhando tempo para que os sistemas de atendimento à saúde não entrem em colapso, ou seja, que não tenham capacidade de atender os casos graves de COVID-19 e de qualquer outra doença existente.

    Estamos diante de uma Pandemia, um evento que atravessa toda a humanidade e exigirá muitos esforços de todos os campos do saber, incluindo o nosso, arquitetura e urbanismo. Essa crise está revelando todas as fragilidades de um sistema econômico de acesso desigual e, como uma fratura exposta, escancara todos os problemas já vividos pela nossa população como (1) falta de saneamento básico, (2) o acesso à moradia digna, (3) trabalho e renda, nessa ordem, impossibilidade de higienização, dificuldade para o isolamento familiar seguro e incapacidade de se manter em casa durante um período ainda incerto.As próximas semanas serão cruciais e colocarão todos esses inimigos na nossa porta. Hoje estamos aqui para, assim como profissionais de outras gerações fizeram em tempos de crise, pensar e agir. Para isso, precisamos nos organizar, mobilizar, informar e propor, o mais breve possível. Para nos ajudar nesse momento delicado, trouxemos para a conversa a Arquiteta e Urbanista Cláudia Pires, do IABmg e uma das signatárias da Carta Aberta “Urbanistas contra o Corona”, o presidente do IABsp Fernando Túlio e a arquiteta Gabriela de Matos, vice-presidente do IABsp e também coordenadora do coletivo Arquitetas Negras.


    Ações e campanhas contra o Corona, nos mande a mais próxima de você:

    Mapa colaborativo, contribua!


    Referências e Comentados no episódio:


    Acesse o site do evento: https://www.uia2020rio.archi/

    Em breve mais notícias da parceria Arquicast+ UIA2020!


    Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed


    Siga nosso canal no YouTube


    Mande um salve em nosso Whatsapp: (32) 98428-9877 | Clique aqui e entre no grupo!


     

     

     

     

     

    Deixe um comentário

    Oi gente! Em mais um episódio de cinema, falamos de uma comédia romântica que conquistou o público e a crítica, tornando-se um clássico do cinema…

    Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…

    Hoje vamos conversar sobre uma das práticas que ajudaram a definir nossa profissão. Observar e representar o nosso mundo, mais que ser coisa de arquiteto,…