Arquicast 114 – Entrevista: Gru.a Arquitetos

    Siga o Arquicast:

    Depois de algum tempo ausente, está de volta o Arquicast Entrevista. E para retomar nossa série, convidamos um grupo de jovens arquitetos que, apesar da pouca idade, conseguiram construir um portfólio bastante consistente! Com sete anos de atuação no mercado e sediados na cidade do Rio de Janeiro, o Gru.a Arquitetos contabiliza obras e intervenções em diferentes partes do mundo. São projetos arquitetônicos, urbanos e de instalações artísticas que, em conjunto, qualificam o trabalho do grupo de forma bastante distinta do tradicional.

    Além de todos os projetos já construídos, também chama a atenção a produção acadêmica dos sócios Pedro Varella e Caio Calafate, com publicações premiadas no currículo e participação em projetos de pesquisa que tem o processo projetual como objeto de investigação. Essa inquietude criativa pode ser conferida, por exemplo, nos projetos de concurso dos quais participaram, muitos dos quais sendo premiados! Entre eles citamos o 1º lugar no Prêmio de Arquitetura 2015 do Instituto Tomie Ohtake; o 1º lugar no concurso de ideias para o edifício acervo e pavilhão de exposições Casa de Rui Barbosa, em 2013.

    O Gru.a conta, além dos sócios-fundadores, com um quadro fixo de arquitetos bastante enxuto e qualificado. Este formato, entretanto, costuma variar em função das demandas dos diferentes projetos, opção pertinente e cada vez mais frequente entre escritórios que priorizam a diversidade programática e a experimentação. Parcerias com outros arquitetos com os quais compartilham afinidades viabilizam a incursão em oportunidades de trabalho pouco convencionais ao mercado, como editais de intervenções temporárias, festivais de arte, entre outros.

    A atividade de pesquisa é parte da rotina dos arquitetos, incentivada pela proximidade de ambos com o meio acadêmico, seja na educação continuada em pós-graduação, seja na prática docente em sala de aula. E esta postura curiosa e investigativa parece pautar também a prática projetual do grupo e pode ser percebida na forma com que organizam sua produção, sempre respaldada por textos cuidadosos e diagramas exploratórios das lógicas compositivas e programáticas do partido. A produção textual não se restringe a memoriais explicativos, sendo praticada como uma forma de refletir sobre o projeto para além do desenho e constituindo, por si só, valiosa contribuição.

    Acompanhe esta conversa e conheça mais sobre a história e os bastidores do trabalho destes arquitetos.

    Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!


    Referências e Comentados no episódio:

    • Livro: “O oráculo da noite: A história e a ciência do sonho” | Sidarta Ribeiro – Amazon
    • Livro: “Verdade Tropical” | Caetano Veloso – Amazon
    • Live: “Mesa 6: Sonhos para adiar o fim do mundo, com Ailton Krenak e Sidarta Ribeiro” | Youtube

    Siga nosso canal no YouTube


    Acesse o site do evento: https://www.uia2020rio.archi/

    Em breve mais notícias da parceria Arquicast+ UIA2020!


    Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    Deixe um comentário

    Arquicast 224 – Pritzker 2024: Riken Yamamoto A arquitetura contemporânea está em constante busca por inovação e relevância social, nesse contexto, o arquiteto japonês Riken…

    Imagine-se vagando pelas ruas encantadoras de Paris, imerso em uma paleta de cores vibrantes e narrativas poéticas. Este é o universo visualmente deslumbrante de “O…

    Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…