Arquicast Especial – Concurso Fábrica Mascarenhas (IAB/PJF-2020)

    Siga o Arquicast:

    É com muito orgulho que apresentamos o nosso primeiro episódio da série Arquicast Especial. Com o intuito de divulgarmos, ações, eventos, concursos, exposições, lançamentos, palestras, instituições, e tudo mais que for de extrema importância para o nosso meio, o primeiro especial chega com o apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil.

    Para inaugurar a série, divulgamos hoje o mais novo concurso realizado pelo IAB Nacional, com coordenação do IAB/MG, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, nossa cidade natal. O Concurso FÁBRICA MASCARENHAS. (link para as inscrições)

    Trata-se de um projeto de requalificação, que inclui o Complexo Turístico e Cultural Bernardo Mascarenhas e Rua Paulo de Frontin. Nele, somam-se atividades culturais junto a um espaço urbano numa área privilegiada e central da cidade. Essa iniciativa pretende tornar o local mais atrativo à população e para aqueles que visitam a cidade. E nada melhor que um concurso de arquitetura, que vai até a etapa de Anteprojeto, para incentivar a profissão e promover a discussão do projeto de arquitetura e urbanismo como ferramenta para melhorar nossas cidades. São objetivos gerais desse concurso, conforme termo de referência:

    • Contribuir para a preservação, valorização e contextualização urbanística do patrimônio histórico arquitetônico e urbanístico;
    • Tornar o Espaço Mascarenhas o mais atrativo destino da população e dos que visitam a cidade;
    • Fomentar o uso do Espaço Mascarenhas como polo de Economia Circular e Criativa;
    • Valorizar o entorno dos edifícios do Espaço Mascarenhas, reforçando a mobilidade a pé e o uso dos espaços públicos;
    • Proporcionar a democratização das oportunidades de exercício profissional e valorização do trabalho do Arquiteto e Urbanista na concepção e desenvolvimento de projetos desta natureza.

    Para falar mais detalhes sobre esse concurso participam do programa o arquiteto e urbanista Nivaldo Andrade, presidente do IAB Nacional, Cláudia Pires, conselheira do IAB e coordenadora do concurso. E representando a Prefeitura de Juiz de Fora, Romulo Veiga, Secretário de Planejamento e Gestão.

    Escutem, divulguem para os colegas e claro, inscrevam-se no concurso! Até a próxima!


    Oferecimento:


    UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

    Acesse o site do evento aqui


    Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!


    Referências e Comentados no Episódio:


    Siga nosso canal no YouTube



    Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    2 comentários em “Arquicast Especial – Concurso Fábrica Mascarenhas (IAB/PJF-2020)”

    1. Sou o arquiteto ANDRÉ GRANDI. Estarei participando do concurso em Juiz de Fora MG . Gostaria de interagir melhor com pessoas da cidade de JUIZ DE FORA MG. Atualmente estou com residência em BH e quero contribuir para o desenvolvimento da cidade de Juiz de Fora MG. .

      Responder

    Deixe um comentário

    Arquicast 224 – Pritzker 2024: Riken Yamamoto A arquitetura contemporânea está em constante busca por inovação e relevância social, nesse contexto, o arquiteto japonês Riken…

    Imagine-se vagando pelas ruas encantadoras de Paris, imerso em uma paleta de cores vibrantes e narrativas poéticas. Este é o universo visualmente deslumbrante de “O…

    Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…