Arquicast Tecnologia 001 – Especificação de Metais: Economia e Sustentabilidade

Siga o Arquicast:

Oferecimento: Tigre Metais

Dando início a uma nova série de episódios, focada em tendências e inovação da indústria da construção civil para o mercado de arquitetura, está no ar o primeiro Arquicast Tecnologia.  Há uma demanda por informação mais aplicada ao campo da prática arquitetônica e nos interessa, nesse sentido, ampliar o debate entre diferentes áreas que participam do processo construtivo nas suas múltiplas etapas.

Como primeiro tema, trazemos a questão da sustentabilidade no processo de projeto e sua implicação nas decisões projetuais de curto e médio prazo. A consciência ambiental é um valor já assimilado pelos profissionais da construção civil, que não podem se furtar em dar respostas para uma sociedade cada vez mais esclarecida e exigente. Dos primeiros traços no papel ao canteiro de obras, muitas são as estratégias para conceber e realizar edifícios eficientes, fazendo uso responsável dos recursos disponíveis e de tecnologias que melhor se aplicam a cada caso.

Dentro do campo da arquitetura de edificações, o momento parece indicar uma preocupação com o aumento do consumo de água e energia elétrica nas tipologias residenciais, tornando pertinente o debate sobre de quais recursos dispõe o arquiteto no objetivo de racionalizar a obra e o funcionamento do edifício, sem deixar de compreender o desejo do cliente e sem comprometer a qualidade do projeto.

Neste sentido, uma estratégia importante é a correta especificação de materiais e produtos, que precisa levar em conta aspectos como durabilidade, desempenho, economia e facilidade de manutenção ao longo do tempo. E quando pensamos na água como recurso natural cada dia mais escasso, os metais se tornam aliados importantíssimos do arquiteto, podendo contribuir para a criação de ambientes mais sustentáveis, mesmo num cenário de crescente demanda, como o que se apresenta atualmente.

Para garantir um bom desempenho dos metais e dos demais componentes responsáveis pela distribuição da água pelo edifício, são necessários muita pesquisa na concepção dos produtos, tecnologia para sua fabricação e mão-de-obra consciente para a correta instalação dos mesmos. Pensando nisso, trouxemos para nossa conversa um grupo de profissionais heterogêneo, afim de elucidar como as diferentes competências contribuem neste processo: uma arquiteta especialista em sustentabilidade, um técnico hidráulico com mais de 30 anos de experiência no mercado e um engenheiro civil especializado em projeto hidráulico e normas de desempenho.  Acesse o episódio aqui mesmo e comece já a compartilhar desta informativa troca de experiências.

Até a próxima!


Oferecimento:


UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

Acesse o site do evento aqui


Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!


Siga nosso canal no YouTube



Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


Assine o feed: iTunes | Android | Feed

Participantes

Adilson Amaral

Adilson Amaral

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor do Centro Universitário UniAcademia e como arquiteto autônomo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com experiência nas áreas de projeto de arquitetura e ArchViz (Visualização Arquitetônica), viu no podcast uma ferramenta poderosa na discussão e compartilhamento de conhecimento na área, para alcançar profissionais e curiosos sobre arquitetura e espaço urbano.

Rapha Rodrigues

Rapha Rodrigues

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Pai do Miguel e do Joaquim, formado em Arquitetura, Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Subsecretário de Planejamento do Município de Juiz de Fora (MG), é também professor universitário há mais de 15 anos. Possui experiência nas áreas de projetos de arquitetura e design, execução e gerenciamento de obras, planejamento e projeto do espaço urbano. Idealizou o Arquicast para compartilhar experiências, escutar novas histórias e abraçar o universo das cidades e das construções de um jeito leve e divertido.

Julia Hallack

Julia Hallack

Arquiteta Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007), especialistaem Gestão e Tecnologia na Construção Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Mestre no Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da Universidade Federal de Minas Gerais, como bolsista da CAPES (2011). Atualmente é professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Academia – UniAcademia, sócia da construtora Ultra Construções e proprietária do escritório de arquitetura- Júlia Hallack – Arquitetura Sustentável. Tem experiência na área de Arquitetura, com ênfase em Projetos de Edificações atuando principalmente nos seguintes temas: Sustentabilidade nas Construções, Gerenciamento de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) e Avaliação do Ciclo de Vida de Materiais de Construção.

Deixe um comentário

Arquicast 224 – Pritzker 2024: Riken Yamamoto A arquitetura contemporânea está em constante busca por inovação e relevância social, nesse contexto, o arquiteto japonês Riken…

Imagine-se vagando pelas ruas encantadoras de Paris, imerso em uma paleta de cores vibrantes e narrativas poéticas. Este é o universo visualmente deslumbrante de “O…

Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…