Arquicast 119 – Arquitetura no Instagram

    Siga o Arquicast:

    Falar de arquitetura e redes sociais é lembrar, imediatamente, do Instagram.  O aplicativo, lançado em 2010, desde o princípio se caracterizou por associar o compartilhamento de fotos a funcionalidades típicas das redes sociais. O sucesso foi extraordinário e em questão de horas após o lançamento já figurava como o aplicativo gratuito de fotografia com maior número de downloads. Em 2 meses, o número de usuários cadastrados superava a marca de 1 milhão.

    Grande parte deste sucesso envolve a facilidade de edição e compartilhamento de fotos, impulsionadas pela evolução dos recursos tecnológicos de celulares focados na qualidade das imagens captadas pela câmera. Mesmo que inicialmente voltada à interação social, a rede foi percebida por diferentes nichos profissionais como uma excelente ferramenta para negócios. Foi o caso para o mercado de arquitetura, o qual sempre contou com o poder da imagem como forma de divulgação do trabalho do arquiteto.

    Seja para captar clientes, conseguir parceiros de negócio ou simplesmente fidelizar o público com postagens sobre bastidores de obras e projetos, o mundo da arquitetura está cada vez mais presente na rede social. Também o ambiente acadêmico se utiliza da enorme rede de conexões para promover eventos e divulgar diferentes produções; e não faltam perfis dedicados a informar sobre a obra de grandes arquitetos, democratizando conhecimentos muitas vezes restritos ao meio científico.

    Mas o bom desempenho na plataforma não depende somente da qualidade do trabalho publicado. Há muito a se aprender sobre recursos, frequência e experiência de uso do seu público alvo para poder explorar a ferramenta de forma eficiente e profissional. Um pouco deste conhecimento foi o que os nossos convidados trouxeram para esta conversa. A arquiteta Amanda Ferber, criadora do perfil Architecture Hunter, contribui com a experiência de quem tem mais de 2 milhões de seguidores em diversos países; também o arquiteto Luiz Paulo Andrade nos conta sua mudança de percepção, quando viu seu negócio ganhar novo alcance ao passar a se dedicar mais a construção do seu perfil, ultrapassando atualmente os 30 mil seguidores.

    Com total transparência, os arquitetos comentam sobre quais estratégias abordam em suas postagens, dicas sobre como organizar o feed e sobre periodicidade de engajamento com o público, entre outras informações privilegiadas que efetivamente resultam em maior visibilidade para a empresa ou profissional. Em tempos de intensa atividade digital, também as tendências trazidas por novos recursos dentro da plataforma foram abordadas no episódio. Não deixe de ouvir e prepare-se para olhar para as redes sociais com outros olhos.


    Apoio: 



    UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

    Acesse o site do evento aqui


    Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!


    Referências e Comentados no Episódio:


    Siga nosso canal no YouTube




    Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    Deixe um comentário

    Arquicast 224 – Pritzker 2024: Riken Yamamoto A arquitetura contemporânea está em constante busca por inovação e relevância social, nesse contexto, o arquiteto japonês Riken…

    Imagine-se vagando pelas ruas encantadoras de Paris, imerso em uma paleta de cores vibrantes e narrativas poéticas. Este é o universo visualmente deslumbrante de “O…

    Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…