Arquicast 133 – João Filgueiras Lima (Lelé)

Este arquiteto carioca formou-se depois de ter passado pelo time juvenil do Vasco da Gama. Teve contato com os grandes nomes da arquitetura e das artes no Brasil, como Oscar Niemeyer, Carlos Leão e o artista Cândido Portinari. Sua atuação, desde o início de sua carreira, está ligada a pré-fabricação arquitetônica, fazendo com que sua prática tivesse rigor técnico e apreço à modulação.

Outra marca registrada de seu trabalho é a construção de hospitais. Neles, o arquiteto demonstra uma preocupação ambiental, além de exercitar a experimentação e o aperfeiçoamento projetual de suas obras. Mas sua importância vai além desses pontos, e estamos aqui pra tentar fazer um apanhado de sua carreira, assim como fazemos na série de episódios onde discutimos sobre nomes importantes da arquitetura. E o arquiteto em questão é o João Filgueiras Lima, mais conhecido como Lelé!

E, para falar sobre ele, chamamos três pessoas especiais para a conversa: Ceila Cardoso, que é doutora e professora da UFBA e pesquisadora da obra de Lelé na Bahia; Jose Fernando Marinho Minho, que é professor na UFBA e trabalhou com Lelé durante vários anos; e André Marques, doutor pela Mackenzie e acaba de lançar um livro sobre Lelé pela editora Romano Guerra.

Bom proveito e até a próxima!


Dicas e comentados no episódio:


Apoio:


UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

Acesse o site do evento aqui


Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!


Siga nosso canal no YouTube



Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


Assine o feed: iTunes | Android | Feed

 

 

 

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *