Arquicast Especial – Sustentabilidade no Design de Interiores

Este episódio especial vai falar sobre como a agenda da SUSTENTABILIDADE influi diretamente nos projetos de arquitetura, em especial no design de interiores.

As transformações dos meios de produção e modos de vida ao longo das últimas décadas impactaram negativamente nas relações que desenvolvemos com o Planeta Terra. O tema da sustentabilidade atravessa diversas camadas desses problemas e não poderia ser diferente quando o assunto é a arquitetura, o design e o mercado da construção.

Quais artifícios os projetistas e a indústria estão utilizando para ajustar suas práticas a esse novo desafio da humanidade? Como o campo do design pode contribuir para redefinirmos nossa relação com o ambiente natural e construído? E como essas renovações chegam nos interiores dos espaços que habitamos?

Para tentar responder às essas questões convidamos para o episódio de hoje o arquiteto Lula Gouvêia, do Superlimão, studio de arquitetura que atua de forma inovadora quando o assunto é sustentabilidade; e Marcela Del Guerra, coordenadora de Marketing e showroom da Herman Miller, marca referência mundial em ações que buscam mitigar os impactos ambientais.

Um dos pontos abordados na conversa é sobre como a nova agenda de sustentabilidade impacta na cultura arquitetônica. Como nos conta Lula Gouvêia, tal agenda não introduz necessariamente novas práticas, mas uma retomada de abordagem projetual conectada com as potencialidades locais, atenta as especificidades do sítio, como na arquitetura vernacular de antigamente. A ausência de tecnologia para controle artificial de condicionantes climáticas e a pouca acessibilidade à materiais e técnicas estrangeiras ao lugar do projeto são dois exemplos que induziam as soluções arquitetônicas a serem mais sustentáveis.

Naturalmente, a tecnologia, a globalização das comunicações e processos trouxe também poderosos instrumentos para que a informação quanto à conscientização ecológica pudesse circular e operar mudanças significativas em comunidades, empresas e governos comprometidos com o desenvolvimento humano. E este é outro tópico importante no episódio. A conexão entre as comunidades e lideranças locais, conscientes de suas demandas, e a indústria produtiva, que detém os mecanismos financeiros e tecnológicos capazes de implementar transformações efetivas na cultura e no meio ambiente físico.

Daí a necessidade de conversas que ajudam a criar pontes entre os diferentes agentes do universo da arquitetura, do urbanismo e do design, uma vez que é na construção de soluções concretas que melhor empenhamos nossas competências. O que faz este bate-papo uma oportunidade imperdível para avançarmos nesse sentido. Não deixe de ouvir. Até a próxima!


Dicas e comentados no episódio:


Oferecimento:


Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!


Siga nosso canal no YouTube



Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


Assine o feed: iTunes | Android | Feed

 

 

 

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *