Arquicast 163 – Dia do Arquiteto e Urbanista

    Siga o Arquicast:

    Dezembro é um mês de comemorações. Uma delas, especialmente importante para nós, é o dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado no dia 15 de dezembro e que marca ainda o aniversário de Oscar Niemeyer e a instalação do CAU, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Para nós, do Arquicast, uma oportunidade de refletir sobre a profissão, sem perder a leveza de uma conversa entre amigos.

    E quem nos acompanha neste episódio são Vanessa Paiva, arquiteta e urbanista, sócia do escritório Paiva e Passarini Arquitetura, além de atual Diretora da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura, a ASBEA; o arquiteto e Urbanista Felipe Guerra, sócio do Jaime Lerner Arquitetos Associados e com reconhecida atuação em diferentes áreas projetuais, como Cenografia e Design de Jóias. Além deles, nossa parceira de conteúdo Christie Silva Schulka, trazendo todo o saber fazer de quem, mesmo com outra formação, convive e produz junto ‘a arquitetas e arquitetos. Christie tem formação em Marketing e é atual Head de Marketing da Roca Brasil Cerâmica.

    Um dos tópicos da nossa conversa, aproveitando as diferentes áreas de atuação dos nossos convidados, é exatamente a diversidade de habilidades que a formação em Arquitetura e Urbanismo nos demanda. Isso não é novidade, mas é, sim, um grande diferencial de nossa disciplina. E neste episódio abordamos isso na prática. Seja na atuação direta em projetos – que podem variar da escala urbana ao objeto, arquitetônico ou não –, seja na capacidade de análise, síntese e proposição de soluções, são muitos os campos de atuação que se abrem às arquitetas e arquitetos, apesar de nem todos terem consciência disso.

    Ainda que a educação formal priorize algumas competências em detrimento de outras, como fica claro em nossa conversa, o exercício do olhar, da observação atenta do espaço e sua apropriação é algo inerente ao pensamento projetual e, consequentemente, à Arquitetura. E essa capacidade de identificar problemas e potencialidades visando a transformação física e social vem se mostrando fundamental e urgente para a qualidade de vida presente e futura.

    Parte das respostas que precisamos ajudar a construir devem priorizar soluções simples, de fácil implementação e grande alcance, como nos ensinaram mestres como Jaime Lerner. A realidade cobra, ao mesmo tempo, uma aplicação imediata do saber fazer arquitetônico e a capacidade antecipatória para planejar formas mais justas de desenvolvimento. Tarefa nada simples, mas motivadora.

    Tais desafios não são só do nosso campo, são característicos da contemporaneidade. Assim como a falta de tempo para nos dedicarmos a cada trabalho, a instabilidade financeira e profissional, os novos empregos e relações de trabalho e as novas – sempre novas – tecnologias.

    Ufa! Vem com a gente conversar um pouco sobre tudo que envolve sermos arquitetas e arquitetos hoje!


    Oferecimento: 

    https://www.rocaceramica.com.br/


    Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!


    Clique aqui e entre em no grupo Oficina do Arquicast no Whatsapp (grupo limitado)!


    Siga nosso canal no YouTube



    Comentários, críticas, sugestões: contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    Deixe um comentário

    Hoje conversamos sobre um dos prêmios mais relevantes da arquitetura do cenário nacional, que está em sua segunda edição. Organizado pela Revista Projeto, publicação das…

    Olá pessoal! Chegamos, a pedido, com mais um episódio de Histórias no Arquicast! Nele, chamamos alguns amigos e pessoas que já passaram por aqui para…

    No episódio de hoje vamos explorar um componente essencial da arquitetura que, muitas vezes, passa despercebido até o momento em que é realmente necessário: os…