Arquicast 080 – Frank Lloyd Wright

    Siga o Arquicast:

    Participam: Adilson Amaral (@adilsonamaral), Aline Cruz (@alinecruzarquicast) e Renato Anelli (Lattes)

    Uma das figuras mais importantes do mundo da arquitetura no século XX e com um legado pertinente ainda nos dias atuais. Sua formação começa pela Escola de Chicago, mas logo se destaca dos demais pares de sua época.

    Sua vida pessoal foi bastante turbulenta: relacionamentos extraconjugais, tragédias pessoais, problemas com os filhos. A vida profissional, marcada por altos e baixos: do auge de consolidar um novo ideal norte-americano de habitação, ao ostracismo pela ausência de encomendas de grandes projetos.

    Em sua carreira houve ainda espaço para a criação de uma escola de arquitetura e uma forma muito peculiar de ensinar, cobrando de seus alunos afazeres de uma vida comunitária. Entretanto, ao longo de sua vida e especialmente ao final dela, teve reconhecimento mundial por sua contribuição à evolução da arquitetura e pelos projetos emblemáticos que realizou. Não por acaso a Unesco acaba de incluir 8 de suas obras à lista de patrimônios mundiais da humanidade. Estamos falando dele, Frank Lloyd Wright!

    Link para matéria no ArchDaily


    Comentados no episódio:

    • Documentário “Ken Burns’ America – Frank Lloyd Wright” | Parte 1 | Parte 2 |
    • Under Construction

    Comentários, críticas, sugestões: contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed


    Siga nosso canal no YouTube


    1 comentário em “Arquicast 080 – Frank Lloyd Wright”

    1. Gente, boa noite!
      Sensacional o episódio. Estive esperando por ele há meses e quando vi no Instagram a chamadinha, corri logo para ouvir.
      Sou fâ da arquitetura FLW desde antes da faculdade quando fui “apresentado” a ele por uma prima nascida em Chicago (me formei em 1995, em Belo Horizonte),.
      Acredito que Wright seja um ícone do self-made man, por isso é tão idolatrado nos Estados Unidos: uma pessoa que se reergueu diversas vezes, que não aceitou uma educação formal, abandonando a escola de engenharia seis meses antes de se formar, se mudou para a cidade grande com uma maçã apenas no bolso e bateu de porta em porta procurando trabalho. Alguém que era arrogante e firme na defesa de suas ideias, que usou com habilidade o conceito de democracia naquele país.
      Seu legado está presente em nossos projetos residenciais mais cotidianos: a busca pela fluidez espacial,a integração com o exterior, entre outros….
      Bora partir para a segunda parte! Por mais completo e informativo que tenha sido o cast, Mr. Wright sempre dá pano pra manga! Os projetos e obras da fase final da vida dele, cheios de “balangandans” (Marin County Civic Center, Annunciation Greek Orthodox Church por exemplo), dão uma boa prosa.
      Parabéns pelo episódio!
      Forte abraço a todos

      Responder

    Deixe um comentário

    Arquicast 224 – Pritzker 2024: Riken Yamamoto A arquitetura contemporânea está em constante busca por inovação e relevância social, nesse contexto, o arquiteto japonês Riken…

    Imagine-se vagando pelas ruas encantadoras de Paris, imerso em uma paleta de cores vibrantes e narrativas poéticas. Este é o universo visualmente deslumbrante de “O…

    Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…