Arquicast 144 – Entrevista: Jô Vasconcellos

    Siga o Arquicast:

    E a conversa de hoje é com uma das arquitetas brasileiras mais importantes da sua geração e cujo trabalho exemplifica muito bem a diversidade de responsabilidades que os arquitetos e arquitetas podem assumir na sua contribuição para a sociedade. Maria Josefina de Vasconcellos, mais conhecida como Jô Vasconcellos, é a convidada de honra deste Arquicast Entrevista, trazendo um pouco da sua história e mais ainda sobre seus planos para o futuro.

    Jô Vasconcellos atualmente atua e coordena projetos em escritório que leva seu nome, mas mantém o espírito de colaboração que sempre caracterizou sua prática profissional, marcada pela parceria frutífera com outros grandes nomes da arquitetura nacional. Ao lado de seu companheiro Éolo Maia e de Sylvio de Podestá, esteve à frente de iniciativas que ajudaram a romper paradigmas e construir uma identidade projetual condizente com seu tempo. Olhar sua produção anterior e atual nos ensina sobre as diferentes culturas que compõe o quadro da arquitetura brasileira e sobre a importância de se adaptar à novos contextos e demandas.

    Minas Gerais é parte fundamental de sua história, sendo o lugar onde nasceu, se formou e que oportunizou o ambiente de liberdade e experimentação para toda uma geração de arquitetos mineiros oriundos da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais na década de 70. Apesar das dificuldades inerentes ao período, marcado pela ditadura militar, o grupo foi capaz de produzir não só uma nova arquitetura, mas também a produção de revistas e publicações que buscavam promover a circulação de ideias e debates entre arquitetos e outros profissionais da área.

    Inquieta, Jô sempre buscou complementar sua formação, seja especializando-se em campos pouco explorados por seus contemporâneos, aprimorando um saber fazer que a distinguiu dos demais; seja na busca por situações de projetos inusitadas e desafiadoras, proporcionadas por concursos das mais variadas escalas e programas.

    Autora de projetos premiados e reconhecidos internacionalmente, como o Museu da Cachaça, em Salinas (MG) e o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG), Jô se mantém extremamente relevante no cenário atual e não pensa em diminuir o ritmo. Continua sendo procurada para desenvolver projetos de grande porte e impacto social, os quais aborda com um olhar atento à dimensão pública e coletiva.

    Vem com a gente conhecer mais a fundo todo o talento e humildade desta mineira nada convencional. Bom cast e até aproxima!



     

     


    UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

    Acesse o site do evento aqui


    Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!


    Clique aqui e entre em no grupo Oficina do Arquicast no Whatsapp (grupo limitado)!


    Siga nosso canal no YouTube



    Comentários, críticas, sugestões: contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    Deixe um comentário

    Oi gente! Em mais um episódio de cinema, falamos de uma comédia romântica que conquistou o público e a crítica, tornando-se um clássico do cinema…

    Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…

    Hoje vamos conversar sobre uma das práticas que ajudaram a definir nossa profissão. Observar e representar o nosso mundo, mais que ser coisa de arquiteto,…