Arquicast 178 – Documentário: A Arquitetura da Tetro

    Siga o Arquicast:

    A conversa de hoje foi motivada pelo belíssimo documentário “From the Ground Up: The Architecture of Tetro”, com lançamento previsto para 26 de junho de 2022, que retrata a trajetória do escritório mineiro Tetro Arquitetura, em especial, da Casa Açucena em Nova Lima (MG). A película foi dirigida por um dos maiores nomes do mercado mundial de conteúdo audiovisual para arquitetura, o diretor Augusto Custódio. O documentário fará parte do acervo de uma nova plataforma de streaming, a “Gallery Originals”, que pretende se tornar referência global na produção e exibição de conteúdos de cultura, arte e “lifestyle”.

    Nos últimos anos, é notável o aumento na oferta de conteúdos de arquitetura em vídeo, tanto na TV aberta quanto no ambiente digital. Não estamos nos referindo às “produções caseiras” ou às “lives” que proliferaram nas redes em tempos de distanciamento social. Estamos falando de uma abordagem artística, dinâmica e super bem-produzida, criando uma experiência fílmica poética das obras, bem como um relato audacioso sobre as pessoas responsáveis por elas.

    E os protagonistas dessa história nos deram a honra de participar de uma conversa especial com o Arquicast. Igor Macedo e Carlos Maia, arquitetos da Tetro, e o diretor de criação e produtor, Augusto Custódio, contaram sobre a produção dessa peça especial para a arquitetura brasileira, dado à relevância mundial de outros nomes que também fazem parte do mesmo projeto, como Álvaro Siza Vieira e Manuel Aires Mateus.

    Augusto Custódio aponta que todo processo, mesmo aberto às imprevisibilidades naturais de um produto artístico, conta com um planejamento muito estruturado incluindo, dentre diversos levantamentos, uma visita técnica ao escritório para melhor entendimento das rotinas e metodologias. Depois de todo roteiro elaborado e ajustes de produção, a equipe mergulhou durante uma semana nas gravações. Intensidade que é facilmente percebida nos momentos emocionantes da narrativa.

    Toda essa dedicação é possível ser vista na tela, em um documentário que extrapola a descrição de uma belíssima obra de arquitetura, revelando a sinergia de três profissionais que conseguiram encontrar um caminho fértil entre a imaginação e a consistência técnica, quase que disruptiva, nas palavras do próprio Augusto.

    A Tetro já é conhecida da nossa audiência, no Arquicast #160 fizemos uma entrevista com o trio, dentre as muitas curiosidades, descobrimos que os altos e baixos da profissão moldaram a posição de cada um dentro dos processos internos de projeto, além de revelar o devido cuidado dado à cada elemento na sua concepção, sua representação e tectônica.

    Esperamos que vocês gostem dessa conversa e estejam preparados para essa experiência fílmica incrível, que nos ajuda a compreender melhor o porquê da Tetro estar, hoje, entre os grandes nomes da arquitetura mundial. Para ouvir toda a conversa, basta acessar aqui. Até a próxima e bom divertimento!


    Dicas:


    Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!

    Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!


    Siga nosso canal no YouTube


     


    Comentários, críticas, sugestões: contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

     

     

    Deixe um comentário

    Oi gente! Em mais um episódio de cinema, falamos de uma comédia romântica que conquistou o público e a crítica, tornando-se um clássico do cinema…

    Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…

    Hoje vamos conversar sobre uma das práticas que ajudaram a definir nossa profissão. Observar e representar o nosso mundo, mais que ser coisa de arquiteto,…