Arquicast 205 – Livros Clássicos: Do diagrama às experiências, rumo a uma arquitetura de ação

  • Oi pessoal! Este é o Arquicast 205, e o episódio de hoje é mais um da nossa série Livros Clássicos. Nós vamos conversar sobre o livro “Do diagrama às experiências, rumo a uma arquitetura de ação”, lançado em 2017 pela Editora Gustavo Gili, de autoria do Josep Maria Montaner, que inclusive já participou de um[...]
Siga o Arquicast:

Oi pessoal! Este é o Arquicast 205, e o episódio de hoje é mais um da nossa série Livros Clássicos. Nós vamos conversar sobre o livro “Do diagrama às experiências, rumo a uma arquitetura de ação”, lançado em 2017 pela Editora Gustavo Gili, de autoria do Josep Maria Montaner, que inclusive já participou de um cast com a gente – o episódio número 157, em que conversamos sobre o livro Política e Arquitetura.

Montaner é um arquiteto e professor espanhol, reconhecido internacionalmente por suas contribuições no campo da arquitetura contemporânea devido a seus escritos e pesquisas sobre teoria e crítica arquitetônica. Esse livro se insere entre os debates sobre arquitetura do fim do século XX e início do século XXI, diante da influência de diversos campos do conhecimento (psicologia, antropologia, sociologia, linguística, filosofia) sobre a teoria e a prática arquitetônicas e da valorização do contexto e da experiência do usuário no processo de projeto. É nessa perspectiva que o diagrama, como ferramenta de representação, passou a incorporar novas possibilidades e significados, tanto no ensino em arquitetura e urbanismo como na prática profissional. Para conversar com a gente e ampliar o debate sobre os temas abordados no livro, convidamos a Graziela Nivoloni.

Bom cast!

Participantes

Adilson Amaral

Adilson Amaral

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor do Centro Universitário UniAcademia e como arquiteto autônomo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com experiência nas áreas de projeto de arquitetura e ArchViz (Visualização Arquitetônica), viu no podcast uma ferramenta poderosa na discussão e compartilhamento de conhecimento na área, para alcançar profissionais e curiosos sobre arquitetura e espaço urbano.

Rapha Rodrigues

Rapha Rodrigues

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Pai do Miguel e do Joaquim, formado em Arquitetura, Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Subsecretário de Planejamento do Município de Juiz de Fora (MG), é também professor universitário há mais de 15 anos. Possui experiência nas áreas de projetos de arquitetura e design, execução e gerenciamento de obras, planejamento e projeto do espaço urbano. Idealizou o Arquicast para compartilhar experiências, escutar novas histórias e abraçar o universo das cidades e das construções de um jeito leve e divertido.

Maressa Fonseca

Maressa Fonseca

Arquiteta urbanista (Universidade Federal de Viçosa, 2013), mestra em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFV, 2017) e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da UFV (ingresso em 2018), na linha de pesquisa Trabalho, Consumo e Cultura. Desde 2020 é docente no Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa) atuando nas áreas de História da Arquitetura e do Urbanismo e Projeto Arquitetônico. Iniciou sua experiência docente durante o mestrado, atuando como Monitora II em disciplinas Projeto Arquitetônico e Representação Gráfica. Em 2015 foi aprovada em concurso público para atuar como professora substituta junto ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, lecionando disciplinas de História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo, Traçado de Cidades e Representação Gráfica. Atua como arquiteta autônoma e professora universitária. Seus principais interesses de pesquisa são: teoria e história da arquitetura e do urbanismo, projeto de habitação, habitação de interesse social, pedagogia e metodologias de projeto arquitetônico e planejamento urbano.

Graziela Nivoloni

Graziela Nivoloni

Mestra em Design, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, coordena os cursos em parceria com a Casa Vogue e a graduação em Design de Produto e Serviço no Istituto Europeo di Design. Atua como co-coordenadora do laboratório de Biomateriais e conselheira acadêmica do Centro de Inovação, Design e Pesquisa do IED (CR+IED). É docente há doze anos e uma das autoras do manifesto “Sonhar Design” durante a DW! 2022. Interessada em temas contemporâneos tais como: co-design, design circular e regenerativo, business design e design de serviço, também possui experiência na área profissional por meio da atuação em projetos de mostras, lojas e mobiliário corporativo no Brasil e no exterior.

Apoio

Deixe um comentário

Nesse primeiro episódio do 2024 propusemos discutir discutir a relação! Brincadeiras à parte, hoje queremos conversar sobre como é a relação dos arquitetos com seus…

No último episódio de 2024, o Arquicast se aventurou em uma intrigante jornada de especulação sobre o futuro da arquitetura. Inspirados por um provocante artigo…

Hoje voltamos em um assunto que foi pauta recente por aqui. Retomamos o tema do episódio 214, sobre ambientes de trabalho em arquitetura, já que…