Esse é o Arquicast 233, neste episódio vamos explorar a vida e a obra de um dos paisagistas mais importantes do século XX. Reconhecido por sua abordagem inovadora e pelo uso audacioso de plantas nativas, ele deixou um legado que vai além dos jardins e parques que projetou. Foi um verdadeiro artista que influenciou a estética urbana e natural, integrando arte, ecologia e paisagismo de forma única. Além de sua genialidade como paisagista, teve um papel como defensor do meio ambiente, preocupado com questões de sustentabilidade, temas pioneiros em sua época e que continuam a ser fundamentais nos dias de hoje.
Participam:
Lucia Costa Arquiteta e urbanista pela Universidade Santa Úrsula, doutora em paisagismo pela University College London. É professora titular na UFRJ e ja foi coordenadora do mestrado profissional em Arquitetura Paisagística do PROURB FAU/UFRJ, além de vasta experiência no campo do paisagismo e na coordenação de cooperações internacionais desse tema.
Frederico Braida é arquiteto e urbanista pela UFJF, 2005, mestre em urbanismo pela UFRJ, 2008; mestre, doutor e pós-doutor em design pela PUC-Rio, pós-doutor em matemática (UTFPR, 2021). Professor de três programas de pós-graduação da UFJF e Líder do Grupo de Pesquisa LEAUD – Laboratório de Estudos da Linguagem e Expressões da Arquitetura, Urbanismo e Design.
Podcast: Play in new window | Download