Arquicast 074 – Série: “A cidade no Brasil”

Participam: Adilson Amaral (@adilsonamaral), Rapha Rodrigues (@_rapha), Aline Cruz (@alinecruzarquicast) e Isa Grinspum Ferraz (instagram), Alvaro Giannini (site)

O cast da quinzena aborda a série do SESCTV chamada “A cidade no Brasil”, inspirada na publicação de mesmo nome do antropólogo, historiador, poeta e ensaísta Antônio Risério. Quem dirige a série e é uma das nossas convidadas para o cast é a socióloga e cineasta Isa Grinspum Ferraz, que tem entre seus trabalhos a série documental “O povo brasileiro”, baseada na obra de Darcy Ribeiro, e o documentário “Marighella”, de 2012. Completando o time de convidados, o arquiteto e urbanista Álvaro Gianninni traz sua visão de expectador entusiasmado com com a proposta do canal.

O SescTV é o canal cultural do Sesc São Paulo e oferece gratuitamente pela internet – e em alguns canais por assinatura – conteúdos idealizados e produzidos por eles, a fim de valorizar as diversas formas de arte e informação cultural. Com uma programação variada, dentro da grade ou ondemand, possibilita o acesso à espetáculos musicais, teatrais, artes visuais, cultura regional e, no que tange ao nosso campo de interesse, arquitetura.

É neste nicho que se encontra a série “A cidade no Brasil”, um retrato multidimensional da formação das cidades no Brasil em diferentes tempos e enfoques. São ao todo 10 programas que buscam explorar as diferentes realidades sociais e urbanas no Brasil a partir de uma livre elaboração histórica, permeada pelo olhar poético de Risério e materializada sob as lentes cuidadosas e sensíveis de Isa Grinspum. Uma verdadeira aula sobre formas de olhar e compreender o fenômeno urbano brasileiro em sua heterogeneidade.

Os currículos de Risério e Grinspum falam por si só, mas a dupla ainda trouxe para os programas uma série de depoimentos e contribuições de especialistas e personalidades de diferentes áreas, ilustrando o caráter multifacetado com que o urbano pode ser apreciado. Caráter este também reconstituído através de imagens fílmicas de grandes cineastas, que em suas películas também fazem uma análise crítica da nossa sociedade e sua relação com o espaço que habita e modifica.

Falamos sobre a ideia por trás da série, sobre a figura de Risério e sua contribuição para a historiografia das cidades brasileiras, sobre a importância da visão poética, não especializada, como ferramenta complementar de leitura da cidade, entre outros assuntos que permeiam o universo onde arquitetura, literatura e cinema dialogam.

Link para matéria no ArchDaily


Comentados no episódio:




Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


Assine o feed: iTunes | Android | Feed


Siga nosso canal no YouTube


arquicast Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *