Arquicast Tecnologia 001 – Especificação de Metais: Economia e Sustentabilidade

Oferecimento: Tigre Metais

Dando início a uma nova série de episódios, focada em tendências e inovação da indústria da construção civil para o mercado de arquitetura, está no ar o primeiro Arquicast Tecnologia.  Há uma demanda por informação mais aplicada ao campo da prática arquitetônica e nos interessa, nesse sentido, ampliar o debate entre diferentes áreas que participam do processo construtivo nas suas múltiplas etapas.

Como primeiro tema, trazemos a questão da sustentabilidade no processo de projeto e sua implicação nas decisões projetuais de curto e médio prazo. A consciência ambiental é um valor já assimilado pelos profissionais da construção civil, que não podem se furtar em dar respostas para uma sociedade cada vez mais esclarecida e exigente. Dos primeiros traços no papel ao canteiro de obras, muitas são as estratégias para conceber e realizar edifícios eficientes, fazendo uso responsável dos recursos disponíveis e de tecnologias que melhor se aplicam a cada caso.

Dentro do campo da arquitetura de edificações, o momento parece indicar uma preocupação com o aumento do consumo de água e energia elétrica nas tipologias residenciais, tornando pertinente o debate sobre de quais recursos dispõe o arquiteto no objetivo de racionalizar a obra e o funcionamento do edifício, sem deixar de compreender o desejo do cliente e sem comprometer a qualidade do projeto.

Neste sentido, uma estratégia importante é a correta especificação de materiais e produtos, que precisa levar em conta aspectos como durabilidade, desempenho, economia e facilidade de manutenção ao longo do tempo. E quando pensamos na água como recurso natural cada dia mais escasso, os metais se tornam aliados importantíssimos do arquiteto, podendo contribuir para a criação de ambientes mais sustentáveis, mesmo num cenário de crescente demanda, como o que se apresenta atualmente.

Para garantir um bom desempenho dos metais e dos demais componentes responsáveis pela distribuição da água pelo edifício, são necessários muita pesquisa na concepção dos produtos, tecnologia para sua fabricação e mão-de-obra consciente para a correta instalação dos mesmos. Pensando nisso, trouxemos para nossa conversa um grupo de profissionais heterogêneo, afim de elucidar como as diferentes competências contribuem neste processo: uma arquiteta especialista em sustentabilidade, um técnico hidráulico com mais de 30 anos de experiência no mercado e um engenheiro civil especializado em projeto hidráulico e normas de desempenho.  Acesse o episódio aqui mesmo e comece já a compartilhar desta informativa troca de experiências.

Até a próxima!


Oferecimento:


UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

Acesse o site do evento aqui


Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!


Siga nosso canal no YouTube



Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


Assine o feed: iTunes | Android | Feed

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *