Arquicast 122 – Trabalho Final de Graduação

 

O Arquicast da quinzena traz o Trabalho Final de Graduação (TFG), ou Trabalho Final de Curso (TCC), para o centro do debate. Essa famosa sigla remete a um momento muito importante na educação de todo arquiteto. Para os já formados, é uma das lembranças mais marcantes de toda a faculdade. Para o estudante, pode ser uma etapa com sentimentos conflitantes: a ansiedade pelo desafio que terá pela frente, associada ao entusiasmo de desenvolver um projeto com total autonomia.

Esta etapa da formação costuma seguir um ritual que envolve incertezas, expectativas e acima de tudo muito trabalho. Além disso, um TFG bem desenvolvido pode significar uma primeira oportunidade de se apresentar para o mercado profissional, coroando o portifólio de produção acadêmica tão importante na comunicação das habilidades e personalidade do futuro arquiteto. Não por acaso, esta disciplina de projeto é objeto de concursos de alcance nacional e internacional, ajudando a refletir a qualidade do ensino de arquitetura nos diferentes contextos.

Muitas faculdades dividem o percurso final do aluno no curso em duas etapas: uma teórica, focada na pesquisa bibliográfica sobre o tema, e outra projetual, onde a pesquisa é aplicada no desenvolvimento do projeto em uma situação hipotética, e na sua expressão gráfica nas diferentes etapas de detalhamento. O formato final da entrega e apresentação do trabalho pode variar bastante entre as instituições, mas normalmente conta com uma banca examinadora, composta por professores internos e convidados externos, o que torna a experiência emocionalmente desgastante para o aluno em avaliação.

Apesar do desgaste, é fato que a capacidade de defender ideias frente a um público, equipe e parceiros, é uma das competências mais exigidas do arquiteto no campo profissional. E essa defesa se dá através da organização do conjunto dos documentos gráficos que traduzem o projeto bi e tridimensionalmente, mas também através da clareza e empatia com que os argumentos de projeto são oralmente comunicados pelo arquiteto. O sucesso de um projeto muitas vezes repousa, ainda, na habilidade do profissional em ouvir críticas, assimilar mudanças e reapresentar propostas mais afinadas com a expectativa e necessidade do usuário.

Mas qual é o papel do TFG na formação do arquiteto? Quais os objetivos, pedagógicos e metodológicos, que devem pautar a escolha do tema e a condução do processo? Estas perguntas causam acalorados debates entre professores, alunos e acadêmicos. Não há consenso – o que não é necessariamente ruim – sobre quais objetivos priorizar: uma temática mais pragmática, voltada para a compreensão do contexto profissional em que o aluno irá atuar e uma escala que permita maior definição da materialidade e tectônica da intervenção; ou uma abordagem mais experimental, apoiada em parâmetros inovadores e visão mais holística do problema de projeto, contribuindo para o questionamento do campo profissional estabelecido. Qual o equilíbrio entre dinâmicas de conservação e inovação no processo de ensino e aprendizagem do futuro arquiteto?

Para saber mais sobre expectativas e preocupações pertinentes ao tema e ouvir um pouco sobre a experiência de quem já passou por este inesquecível momento. Bom cast e até a próxima!

 


UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

Acesse o site do evento aqui


Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!


Referências e Comentados no Episódio:

 


Siga nosso canal no YouTube



Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


Assine o feed: iTunes | Android | Feed

 

 

2 Comments

  1. Mariana Lacerda
    dezembro 2, 2020
    Reply

    Olá galera, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de agradecer pelo podcast, adoro escutar enquanto estou no estágio <3 Vocês são demais!
    Bom, esse episodio veio na hora certa pois estou indo pro ultimo ano da faculdade e a crise do final de curso já bateu na minha porta. Meu tema pra TCC é um estádio de futebol, e pelo tamanho e complexidade sei que vou precisar ser bem organizada. O bate papo de vocês foi bem bacana pois tive um feedback de como foi pra cada um e algumas dicas (importantíssima) de como lidar com essa nova fase.
    Gostaria de finalizar dando uma sugestão de tema: arquitetura de estádio. Já comecei a procurar arquivos/artigos e discussões sobre o assunto mas não encontrei muita coisa pra iniciar minha monografia (na minha faculdade também são duas etapas, a primeira o artigo e depois o projeto). Enfim, acho que renderia um episodio interessante olhando até pra um estilo de estadio que não seja apenas pra futebol ou show, mas ligado a sociedade e outras funções que poderiam ter ali.
    Obrigada galera, até mais! Abraço <3

  2. dezembro 7, 2020
    Reply

    Que legal, Mariana! Bom saber que te ajudou nas suas angústias! Acho que esse episódio foi lançado numa hora em que muita gente está finalizando seus trabalhos.
    Sobre a sugestão, está anotada! Sempre gostamos muito quando nos mandam temas! Obrigado pela mensagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *