Arquicast Especial – Resultado Final – Concurso Senac BH

Este é mais um episódio especial em que abordamos, com muito orgulho, o concurso SENAC BH. Com o apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil, o concurso foi concluído recentemente e nós tivemos o privilégio de conversar com a organização sobre a avaliação de todo o processo, e com os arquitetos premiados em 1º lugar, que trouxeram sua visão sobre o edital, informações de bastidores e sua expectativa com o desenvolvimento do projeto.

O concurso teve como objetivo a requalificação do complexo de edifícios SENAC BELO HORIZONTE, composto por dois edifícios finalizados na década de 1970. A ideia norteadora para o edital e o termo de referência eram a busca por propostas capazes de promover o diálogo com o contexto imediato, respeitando a condição urbana e arquitetônica do Hipercentro de Belo Horizonte, além, de resolver questões funcionais e de operação do conjunto.

Participam do programa a arquiteta e urbanista Cláudia Pires, conselheira do IAB e coordenadora do concurso, além da presidente do júri, a arquiteta Du Leal. Como representantes do Senac BH convidamos Maurici Pizzi e Ivanil José da Costa Junior, que também participaram dos episódios anteriores. A equipe vencedora foi a do escritório Hiperstudio, de São Paulo, que nesta conversa está representada pelos arquitetos Ricardo Gonçalves, Matheus Marques e Rolando Figueiredo.

Dentre outras falas extremamente importantes, o episódio aborda a responsabilidade dos organizadores e do júri em definir critérios que sejam incentivadores de novos olhares sobre os problemas da metrópole em geral, e dos centros urbanos consolidados, em específico. A importância de edifícios de uso coletivo, que apoiem a sociabilidade nas ruas centrais, fortalecendo vínculos com a urbanidade existente e contribuindo para uma maior segurança e conectividade no tecido, foi, por exemplo, um dos diferenciais da proposta vencedora e requisito fundamental para os jurados.

Da mesma forma, é bastante esclarecedora a colocação dos arquitetos sobre os desafios em participar de um processo de tamanha complexidade, em que há uma quantidade enorme de informação a ser interpretada e uma demanda bastante clara, embasada por uma instituição que conhece profundamente a dinâmica de funcionamento de suas atividades, como é o caso do SENAC. Além disso, a oportunidade de aprofundar a proposta, dividida em duas fases distintas de desenvolvimento pelo edital, se mostrou uma aprendizagem quanto ao processo de projeto em si, uma vez que o detalhamento de determinadas ideias impôs escolhas importantes sobre quais aspectos enfatizar e de quais premissas abrir mão, sem perder a coerência conceitual da proposta. Uma verdadeira aula de projeto de arquitetura!

Mesmo diante de árdua tarefa, os arquitetos são unânimes em ressaltar que o concurso oferece uma oportunidade única de trabalhar com a escala urbana, num projeto que tem uma clara abrangência pública e, consequentemente, social.

Não deixe de ouvir o episódio, e se informar mais sobre o projeto vencedor em nossas redes sociais e no site do concurso.

Até a próxima!


Oferecimento:

 


UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

Acesse o site do evento aqui


Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!


Referências e Comentados no Episódio:


Siga nosso canal no YouTube



Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


Assine o feed: iTunes | Android | Feed

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *