Arquicast 135 – O Papel da Arquitetura na Imagem do Brasil

    Siga o Arquicast:

    A arquitetura é uma disciplina que articula diferentes campos e práticas e se manifesta na conceituação física e teórica de estratégias de ação sobre o ambiente humano. Essa ação sobre o território envolve a aplicação de conhecimentos artísticos, sociais e tecnológicos que, quando conjugados, são sempre reflexos de uma determinada cultura ou de uma ideologia dominante. Neste sentido, arquitetura é, também, uma imagem que transmite significado.

    Um ícone arquitetônico ou urbano traz consigo, portanto, a responsabilidade de comunicar valores que vão além daqueles relacionados à sua utilidade ou apelo estético. Conseguem reunir atributos que qualificam o tempo através do espaço, tornando-se parte ativa da construção cultural de uma sociedade. Os livros de história estão aí para comprovar quão duradoura é a associação que fazemos entre acontecimentos e figuras importantes com os lugares que os abrigaram, ao ponto de relacionarmos sentimentos positivos ou negativos às imagens que, ao longo do tempo, cristalizaram esses eventos.

    Mas quando falamos sobre transmitir valores que são compartilhados por um número enorme de pessoas, como aqueles que identificam uma nação, pensar arquiteturas e cidades como símbolos nacionais faz ainda mais sentido. O Brasil tem na sua história uma arquitetura reconhecida e aclamada no mundo todo. Mas como se constrói a associação entre ícones arquitetônicos e imagem nacional? Esta construção conjunta de uma ideia de nação através da arquitetura que move os interesses deste episódio. E para tornar possível esta nada simples tarefa, convidamos profissionais de referência que trazem, a partir de seus saberes específicos, sua valiosa contribuição. Tudo isso, claro, num bate-papo informal e acessível!

    Pelo seu conhecimento na área de arquitetura, mas, mais ainda, pela prática profissional que extrapola e complementa os limites da disciplina, convidamos o embaixador do Brasil na Índia, André Correa do Lago. Além da carreira como diplomata, André foi curador do Pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2014, é autor de livros sobre arquitetura e desenvolvimento sustentável. E hoje é o primeiro brasileiro no corpo do júri do Prêmio Pritzker.

    Junto com André, convidamos Gabriel Kogan, jovem arquiteto, mas com currículo de peso e muito conhecimento sobre a arte da arquitetura, sua história e significado cultural. Gabriel é doutorando na FAU-USP, já escreveu na Folha de São Paulo, Revista Bamboo, nas revistas japonesas GA House e A+U, além de ser professor na Escola da Cidade e palestrante convidado na Politécnica de Milão. Reforça o trio de especialistas o arquiteto mineiro Bruno Sarmento, pós-graduado em gestão empresarial, professor de história da arquitetura e um apaixonado sobre o tema.

    Num contexto onde a velocidade de propagação de imagens acaba por distorcer e suavizar significados, pensar criticamente sobre a arquitetura e as cidades como uma forma de comunicar valores intrínsecos nos parece não só oportuno, mas necessário! Ótimo cast e até a próxima!


    Dicas e comentados no episódio:

    • Under Construction

    Apoio:


    UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

    Acesse o site do evento aqui


    Clique aqui e participe da oficina do Arquicast, o grupo de wzap dos ouvintes!

    Para mais conteúdo extra, se inscreva em nosso grupo no Telegram, clique aqui!


    Siga nosso canal no YouTube



    Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

     

     

     

     

    Deixe um comentário

    Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…

    Hoje vamos conversar sobre uma das práticas que ajudaram a definir nossa profissão. Observar e representar o nosso mundo, mais que ser coisa de arquiteto,…

    Nesse primeiro episódio do 2024 propusemos discutir discutir a relação! Brincadeiras à parte, hoje queremos conversar sobre como é a relação dos arquitetos com seus…