Arquicast 137 – Paulo Mendes da Rocha

No dia 23 de maio de 2021 a arquitetura brasileira ficou menos brilhante. Demos adeus a Paulo Mendes da Rocha, um dos maiores arquitetos brasileiros de todos os tempos. Nascido capixaba, mas paulistano de coração, Paulo era conhecido por um lirismo cativante no trato das palavras e por seu comprometimento com a vocação edificante da arquitetura, em seu sentido mais amplo, atuando em diferentes frentes para comunicar a profissão e sua paixão por ela. Foi o segundo arquiteto brasileiro a ganhar o Prêmio Pritzker e obteve, ainda que tardiamente, o reconhecimento internacional de seus pares, através de outras tantas homenagens.

Sua trajetória mostra que, desde jovem, seria um notório arquiteto. Aos 29 anos ganhou seu primeiro prêmio pelo projeto excepcional do Ginásio do Clube Atlético Paulistano. E, junto com Vilanova Artigas, inaugura uma escola de pensamento projetual que contribui para a diversificação e evolução da arquitetura modernista brasileira, influenciando a produção de gerações inteiras de arquitetos.

Algumas das premissas que marcam suas obras podem ser traduzidas, nas palavras do crítico Francesco Dal Co, pela busca da “segura racionalidade”, da “essencialidade das soluções construtivas” e no “desprezo pelo supérfluo”. Seus projetos enaltecem o caráter público, a urbanidade, a preocupação com o patrimônio, com a geografia e com a técnica.

Para dividir com a gente a responsabilidade de falar sobre tamanho legado, convidamos Renato Anelli, arquiteto, doutor em história da arquitetura e professor da USP de São Carlos, e conselheiro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo; e André Corrêa do Lago, embaixador do Brasil na Índia, autor de livros referenciais sobre arquitetura e desenvolvimento sustentável, além de ser o primeiro brasileiro no corpo de júri do Prêmio Pritzker.

Este episódio, para nós, além de contribuir para a valorização da obra de Paulo Mendes da Rocha e contar um pouco sobre a pessoa e os contextos por trás de cada realização, é também uma forma de agradecimento por todo ensinamento e experiência de vida que o arquiteto compartilhou com todos nós, para além de sua arquitetura, através de suas falas em aulas, palestras e outros registros, sempre valorosas em conhecimento, mas marcadas pela leveza e informalidade, como uma boa conversa.

Até a próxima!


Dicas e comentados no episódio:


Apoio:


UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

Acesse o site do evento aqui


Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!


Clique aqui e entre em no grupo Oficina do Arquicast no Whatsapp (grupo limitado)!


Siga nosso canal no YouTube



Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


Assine o feed: iTunes | Android | Feed

 

 

 

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *