Arquicast 159 – Ecoeficiência no Design de Produtos

Este episódio traz novas contribuições sobre um assunto que é sempre pauta-quente: a sustentabilidade ambiental aplicada na criação e execução de produtos eco eficientes para o mercado de Arquitetura. Quem conversa com a gente sobre isso é a Sami Meira, arquiteta formada pela Florida Atlantic Universtity e especialista em Estratégia Empresarial Sustentável e Saúde dos Materiais. Desde 2017 a Sami é sócia-proprietária na UGREEN, atuando no Brasil e no mundo com educação e consultorias em sustentabilidade para construção civil. Além da Sami, está aqui com a gente a Christie Silva Schulka. A Christie é graduada em Propaganda, tem MBA em Marketing pela FGV e é em especialista em Neurociência com ênfase em Neuromarketing Digital. Hoje é Head de Marketing da Roca Brasil Cerâmica.

A gente sabe que é possível criar hábitos mais sustentáveis no nosso dia a dia e muitas dessas mudanças são simples de fazer. Levar sua sacola ecológica para fazer compras, usar lâmpadas mais econômicas, reciclar o lixo. Nos projetos de arquitetura também não faltam tecnologia e informação para tornar o processo de criação mais comprometido com o impacto que causa ao meio ambiente.

As grandes empresas também não ficam de fora, precisam promover mudanças mais estruturais, que vão desde uma conscientização e treinamento dos profissionais, até a adequação total do processo produtivo à novas tecnologias e procedimentos. E estes são apenas alguns dos tópicos que permearam nossa conversa.

A sociedade, munida de mais informação, é mais exigente quanto aos produtos que consome, aos serviços que contrata e quanto às empresas que privilegia. E essa preocupação tem refletido nas formas de produção da indústria da construção civil, um nicho cujas atitudes impactam em grande escala no equilíbrio ambiental. Já é possível perceber os reflexos dessa tomada de consciência, mas não é simples implementar processos efetivamente mais ecológicos, nem mudar a cultura das pessoas.

Além de adequar as formas de fazer, é preciso também implementar uma nova forma de pensar, e isso envolve promover uma conscientização de toda a equipe de trabalho. Neste sentido, consultorias, cursos e capacidade de comunicação são fundamentais para ajudar a dar concretude cotidiana às questões ambientais urgentes. E isso é também um assunto que interessa aos arquitetos e arquitetas diretamente, pois podem ser eles os mediadores dessa mudança, como nos mostram nossas convidadas.

Outro aspecto abordado é a necessidade de o profissional orientar seu/sua cliente, auxiliando na compreensão de um vocabulário ambiental para que ele/ela possa fazer escolhas mais responsáveis. As certificações ambientais, por exemplo, funcionam também como mecanismos de linguagem que ajudam a traduzir em siglas e símbolos as especificidades técnicas com quais as empresas se comprometem, facilitando a identificação de parceiros ecologicamente responsáveis.

Ficou interessado/a? Escute todo o episódio! Até a próxima!

Convidadas:

Sami Meira, arquiteta formada pela Florida Atlantic Universtity e especialista em Estratégia Empresarial Sustentável e Saúde dos Materiais. Desde 2017 a Sami é sócia-proprietária na UGREEN, atuando no Brasil e no mundo com educação e consultorias em sustentabilidade para construção civil.

Christie Silva Schulka, é graduada em Propaganda, tem MBA em Marketing pela FGV e é especialista em Neurociência com ênfase em Neuromarketing Digital pela UP e em Futures Thinking pelo Institute for the Future. Hoje, é Head de Marketing da Roca Brasil Cerâmica.

Não deixe de ouvir. Ótimo cast e até a próxima!


Oferecimento: 

https://www.rocaceramica.com.br/


Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!


Clique aqui e entre em no grupo Oficina do Arquicast no Whatsapp (grupo limitado)!


Siga nosso canal no YouTube



Comentários, críticas, sugestões: contato@arquicast.com


Assine o feed: iTunes | Android | Feed

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *