Arquicast 168 – Tendências para o Mercado de Arquitetura em 2022

    Siga o Arquicast:

    No episódio que fecha o mês de janeiro e dá o pontapé inicial no calendário de eventos da nossa área, conversamos sobre algumas tendências para 2022, construídas a partir da visão de três especialistas e parceiros do Arquicast ao longo do ano passado. Participam com a gente Christie Silva Schulka, que é especialista em Neurociência com ênfase em Neuromarketing Digital pela UP e Head de Marketing da Roca Brasil Cerâmica; o arquiteto e urbanista Felipe Guerra, que é sócio do Jaime Lerner Arquitetos Associados, além de cenógrafo e diretor de arte para diversas empresas e festivais; e fechando a trica o arquiteto Carlos Bianco, sócio fundador da Arquitecto, consultor da Roca Brasil Cerâmica. e com 15 anos de experiência na área de design retail em parceria com grandes empresas.

    A conversa passa por temas que centralizaram os debates em arquitetura ao longo de 2021 e como essas questões estão orientando as expectativas do nosso mercado para este novo ano. Sustentabilidade, inovação, tecnologia e cultura de trabalho estão entre os conceitos abordados e que, de alguma forma, parecem centrais às mudanças que 2022 anuncia!

    Perpassa por todos estes temas a questão da qualidade e da natureza do relacionamento entre empresas, funcionários e clientes. E a palavra transparência aparece como aquela que melhor caracteriza a busca dos diferentes atores da indústria da construção civil empenhados em implementar as adequações necessárias para se manter à frente de seu tempo e indicar os rumos futuros do nosso campo. Transparência na comunicação entre as partes; transparência nos objetivos e valores das empresas; transparência nos processos de produção; transparência quanto aos desejos e demandas do público em geral.

    Também um desejo de humanização das relações e dos ambientes parece imperativo, após dois anos de distanciamento social e isolamento trazidos pela pandemia de covid-19. A tecnologia proporcionou a continuidade de uma série de atividades, mas artificializou processos e trocas interpessoais. Entretanto, como nossos convidados nos apontam, a mesma tecnologia parece oferecer alternativas mais sensíveis à experiência sensorial que tanta falta nos tem feito na ausência do contato presencial com o outro.

    O ambiente virtual do Metaverso, uma rede social em 3D nas palavras de Felipe Guerra, pretende explorar virtualmente experiências de trocas mais imersivas entre as pessoas. Na impossibilidade de grandes feiras internacionais, esta plataforma pretende recriar com uma riqueza impressionante de detalhes, os espaços e o público que costumam figurar nos tradicionais ambientes destes eventos, como estandes e showrooms.

    A Roca Cerâmica Brasil, em uma estratégia inovadora, apresenta em 2022 o seu tradicional evento de lançamento, a Avant Premiére, no ambiente Metaverso da Roca, criado por arquitetos e programadores para entreter, reunir e, claro, permitir oportunidades de negócios, a todos os convidados.

    Para saber mais sobre esta novidade e sobre como ela é representativa dos valores que colocamos inicialmente, clique abaixo e ouça nosso papo. Até a próxima!


    Oferecimento: 

    https://www.rocaceramica.com.br/


    Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!


    Clique aqui e entre em no grupo Oficina do Arquicast no Whatsapp (grupo limitado)!


    Siga nosso canal no YouTube



    Comentários, críticas, sugestões: contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

     

    Deixe um comentário

    Arquicast 224 – Pritzker 2024: Riken Yamamoto A arquitetura contemporânea está em constante busca por inovação e relevância social, nesse contexto, o arquiteto japonês Riken…

    Imagine-se vagando pelas ruas encantadoras de Paris, imerso em uma paleta de cores vibrantes e narrativas poéticas. Este é o universo visualmente deslumbrante de “O…

    Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…