Arquicast 170 – Rua, Cidade e Carnaval

E como disse o grande Jorge Ben Jor: em fevereiro tem carnaval! Mesmo quem não é fã da folia não consegue deixar de ser impactado pelas festas de rua. A cidade se transforma! E as pessoas, também!

Mas fantasias e alegorias sozinhas, não fazem um carnaval. A maior festa de rua do planeta só é possível porque envolve um consenso coletivo, uma vontade social que consegue mobilizar agentes políticos e econômicos na transformação de espaços públicos e da paisagem! Pena que só dure 4 dias…

E sabe o que carnaval e festas de rua tem a ver com arquitetura e urbanismo? TUDO! Quem nos ajuda a entender o porquê é uma autoridade no assunto. Está aqui com a gente o Luiz Antônio Simas: Escritor, professor, historiador, compositor e um dos mais renomados pesquisadores de samba do país.

Dentre os livros que escreveu, destacamos “Pedrinhas miudunhas: ensaios sobre ruas, aldeias e  terreiros” (2013), “O Corpo Encantado das Ruas” (2019) e “Dicionário da História Social do Samba” (2015), que ganhou o Prêmio Jabuti de Livro do Ano de não ficção, com Nei Lopes.

Bom carnaval!


Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!

Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!


Siga nosso canal no YouTube



Comentários, críticas, sugestões: contato@arquicast.com


Assine o feed: iTunes | Android | Feed

 

 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *