Arquicast 187 – Mobilidade Ativa

    Siga o Arquicast:

    Em mais um episódio da série sobre mobilidade urbana, o Arquicast traz um dos assuntos mais atuais dentro desse tema: a mobilidade ativa. O planejamento das cidades durante muito tempo não considerou os deslocamentos que apenas dependem do nosso esforço físico como parte integrante de todo o sistema de transportes. A mobilidade muitas vezes é associada à utilização de um veículo motorizado, em especial quando o assunto é o sistema de transporte público. O resultado disso vemos refletido nas cidades em que vivemos, com poucas oportunidades de interação entre os diferentes modais e formas de deslocamento.

    Andar, guiar uma bicicleta ou até mesmo usar um skate ainda não estavam na agenda do planejamento urbano, até que o estudo da mobilidade ativa veio para suprir essa lacuna. O episódio contou com a presença da Danielle Hoppe, arquiteta pela UFRGS e mestre em planejamento urbano pela McGill University (Montreal, Canadá). Danielle atuou no poder público, iniciativa privada e terceiro setor, desde 2014 faz parte do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), sendo responsável por iniciativas de mobilidade a pé e em bicicleta, além do desenho de ruas seguras.

    A mobilidade ativa, quando pensada de forma estrutural no planejamento das cidades, oferece uma carta ampla de dispositivos. Um mobiliário adequado, calçadas eficientes, acessibilidade garantida com o desenho universal, ciclovias, arborizações, sinalizações semafóricas, entre outros, são elementos já existentes em nossas cidades, porém, quando em sinergia, podem oferecer o ambiente ideal para que as travessias humanas sejam saudáveis e atrativas.

    Durante a conversa ficou evidente que a tecnologia isolada de um pensamento mais amplo sobre como nos comportamos nos espaços não garante a eficiência do transporte. Gadgets, aplicativos, sistemas integrados de georreferenciamento, entre outras soluções atreladas à mobilidade são apenas uma ponta de ação possível. Há um grande trabalho de base a ser feito, sobretudo na qualidade do ambiente urbano, no correto planejamento do uso e ocupação do solo, nas prioridades da gestão quando o assunto é a qualidade de vida das pessoas.

    A rede viária é aquela que, num primeiro momento, possibilita o funcionamento da mobilidade ativa. As estruturas superficiais da cidade são a verdadeira plataforma para que a mobilidade ativa aconteça. Todos os equipamentos de apoio deveriam formar uma grande rede de caminhabilidade, esta, criada em prol de distância menores para os deslocamentos diários, a tal cidade compacta. Nas regiões metropolitanas o desafio é ainda maior, no entanto, em cidades médias as soluções estão facilmente disponíveis.

    Em termos de financiamento e gestão está se cristalizando uma consciência a respeito da importância da mobilidade ativa no Brasil. Vários locais no mundo já são ótimos exemplos de como essa política melhora a vida nas cidades. Se você quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de escutar o episódio.


    Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!

    Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!


    Siga nosso canal no YouTube

     


    Comentários, críticas, sugestões: contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    Deixe um comentário

    Imagine-se vagando pelas ruas encantadoras de Paris, imerso em uma paleta de cores vibrantes e narrativas poéticas. Este é o universo visualmente deslumbrante de “O…

    Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…

    Hoje vamos conversar sobre uma das práticas que ajudaram a definir nossa profissão. Observar e representar o nosso mundo, mais que ser coisa de arquiteto,…