Arquicast 196 – Arquitetura da Mobilidade

  • As estações de metrô, os viadutos e os terminais intermodais são fundamentais não só para a mobilidade, mas também para outras funções urbanas, trazendo maior complexidade no uso, ocupação e desenvolvimento das cidades, assim como as escadarias, os elevadores, as calçadas, as ciclovias entre outros dispositivos de mobilidade ativa. Todos esses aparatos são conhecidos como[...]
Siga o Arquicast:

As estações de metrô, os viadutos e os terminais intermodais são fundamentais não só para a mobilidade, mas também para outras funções urbanas, trazendo maior complexidade no uso, ocupação e desenvolvimento das cidades, assim como as escadarias, os elevadores, as calçadas, as ciclovias entre outros dispositivos de mobilidade ativa. Todos esses aparatos são conhecidos como “Arquiteturas da Mobilidade”.

Em mais um episódio da série sobre mobilidade urbana, o Arquicast conversa com Luísa Gonçalves, doutora pela FAU/USP e Renata Goretti, arquiteta com mestrado profissional em gestão urbana pela Universidade Técnica de Berlim. Entusiastas e com experiências na área, a conversa abordou uma série de exemplos no Brasil e no mundo sobre como as estruturas de mobilidade foram se transformando ao longo do tempo, sobretudo, a partir de mudanças significativas nos paradigmas da circulação urbana.

Historicamente, a circulação urbana foi tratada de forma setorial nos estudos e proposições para a cidade industrial, grandes planos eram essencialmente baseados nas grandes infraestruturas urbanas, consequentemente, nos grandes eixos de circulação. O mundo contemporâneo, dado às preocupações da sustentabilidade, bem como os novos meios de produção e modos de vida, revelou a complexidade do tema, organicamente relacionado com a economia urbana e demais temas da cultura, dentre eles, a supremacia dos automóveis ainda prevalecente na comunidade urbana.

Hoje em dia, a preocupação com a qualidade de vida está conectada diretamente com o assunto mobilidade, oportunamente quando as infraestruturas da paisagem podem ser alteradas por soluções que contemplem a interdependência entre grandes sistemas de transporte e a qualidade da pavimentação de uma calçada, por exemplo, ou mesmo a preocupação com acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos espaços públicos.

Durante a conversa foi ponderado que estamos entre dois cenários com relação às arquiteturas da mobilidade, um deles refere-se à obsolescência das infraestruturas, como por exemplo casos clássicos de antigos viadutos em Berlim, Barcelona e Nova Iorque, que se transformaram em novos equipamentos coletivos. De outro lado, em especial, nos países em desenvolvimento, a constatada ineficiência e carência dos dispositivos de mobilidade.

Esse tema aponta para uma nova perspectiva para se observar os fenômenos dinâmicos das cidades. As arquiteturas, as infraestruturas e os pequenos dispositivos podem agora trabalhar em sinergia para a construção de uma cidade verdadeiramente orgânica. No entanto, as principais estruturas que precisam ser alteradas, nesse momento, são as estruturas das mentalidades gestoras. Quer saber mais sobre o tema?

Não deixe de ouvir e contribuir nas discussões!

Participantes

Adilson Amaral

Adilson Amaral

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor do Centro Universitário UniAcademia e como arquiteto autônomo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com experiência nas áreas de projeto de arquitetura e ArchViz (Visualização Arquitetônica), viu no podcast uma ferramenta poderosa na discussão e compartilhamento de conhecimento na área, para alcançar profissionais e curiosos sobre arquitetura e espaço urbano.

Rapha Rodrigues

Rapha Rodrigues

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Pai do Miguel e do Joaquim, formado em Arquitetura, Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Subsecretário de Planejamento do Município de Juiz de Fora (MG), é também professor universitário há mais de 15 anos. Possui experiência nas áreas de projetos de arquitetura e design, execução e gerenciamento de obras, planejamento e projeto do espaço urbano. Idealizou o Arquicast para compartilhar experiências, escutar novas histórias e abraçar o universo das cidades e das construções de um jeito leve e divertido.

Renata Goretti

Renata Goretti

Mestre em Gestão Urbana pela Universidade Técnica de Berlim, Alemanha (2012). Especialista em Estudos Avançados em Língua Inglesa pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2005) e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Atuou como Subsecretária de Planejamento do Território da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora de Fevereiro de 2017 a Agosto de 2018. Atualmente é Coordenadora dos Cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia em Design de Interiores e membro do quadro docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (UniAcademia), Minas Gerais, e consultora independente. Atua na Comissão Própria de Avaliação Institucional do UniAcademia (antigo CES/JF) é parecerista da RevistaCES, e atua nos processos de internacionalização do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Tem experiência docente desde 2006, tendo lecionado nas disciplinas Projeto de Arquitetura e Urbanismo I, IV, VII e IX, disciplinas de Representação Gráfica em Arquitetura, Planejamento Urbano e Regional e de Metodologia Científica. Atua profissionalmente na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano e Projetos da Edificação.

Luísa Gonçalves

Luísa Gonçalves

Arquiteta e Urbanista com experiência na área de projeto e análise de arquitetura em diálogo direto com a dinâmica urbana e metropolitana, redes de transporte e mobilidade urbana.
Trabalha com projetos de arquitetura de diversas escalas, desde o estudo preliminar ao projeto executivo e detalhamento, com ênfase em projetos de grande porte. Desenvolve pesquisa acadêmica em paralelo ao projeto desde a graduação na UFF. Pesquisadora o tema da Arquitetura da Infraestrutura e Mobilidade Urbana desde o Mestrado na FAU-UFRJ, analisando projetos do metrô de São Paulo. No Doutorado na FAU-USP, estudou os temas da mobilidade urbana, sistema de transporte público e projeto de equipamentos de mobilidade.

Apoio

Deixe um comentário

Arquicast 224 – Pritzker 2024: Riken Yamamoto A arquitetura contemporânea está em constante busca por inovação e relevância social, nesse contexto, o arquiteto japonês Riken…

Imagine-se vagando pelas ruas encantadoras de Paris, imerso em uma paleta de cores vibrantes e narrativas poéticas. Este é o universo visualmente deslumbrante de “O…

Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…