Arquicast 068 – Entrevista ArchDaily Brasil

    Siga o Arquicast:

    Participam: Adilson Amaral (@adilsonamaral), Aline Cruz (@alinecruzarquicast), Rapha Rodrigues (@_rapha)

    Link para matéria

    Estreando oficialmente a parceria entre as plataformas Archdaily e Arquicast, está no ar o episódio #68 Entrevista: ArchDaily Brasil, no qual três dos editores do site brasileiro – Pedro Vada (@pedro_vada), Eduardo Souza (@eduardoleitesouza) e Matheus Pereira (@mths_prr) – contam um pouco dos bastidores do que é fazer parte do site de arquitetura e urbanismo mais visitado do mundo. Os desafios para se adaptar a um novo tipo de trabalho na área de arquitetura, a velocidade das transformações, a importância da tecnologia e da colaboração estão entre os assuntos tratados nesse bate-papo informal e informativo!

    Pensado e estruturado por arquitetos e para arquitetos, e tendo passado por outros formatos anteriores ao atual, o Archdaily impressiona na escalada exponencial em termos de números de acessos e influência no cotidiano profissional dos arquitetos para seu relativo pouco tempo de existência. O crescimento acelerado que os números confirmam evidencia a percepção de uma carência na variedade e velocidade de divulgação da informação sobre arquitetura e urbanismo. Nicho que foi devidamente preenchido pela plataforma que continua a se transformar, ampliando seu alcance e os tipos de serviços oferecidos.

    A natureza colaborativa e a velocidade de transformação deste veículo de comunicação colocam desafios ao trabalho dos arquitetos e editores, os quais constantemente alternam suas funções dentro da empresa, transitando por diferentes setores e tornando a experiência de construir o maior site de arquitetura e urbanismo do mundo em um contínuo recomeço. Não havia referências de sites que oferecessem informação de qualidade com rapidez e atualidade, o que exigiu de toda a equipe – formada por pessoas de diferentes culturas, países e línguas – proatividade na solução de problemas e na proposição de ideias. É um negócio que se transforma a cada dia e aponta, de fato, para novas possibilidades de inserção profissional para o arquiteto.

    Além de contar um pouco sobre a estrutura de funcionamento do site e a interação entre as diferentes franquias – atualmente há as versões Mundo, Hispanoamérica, México e China – , os editores compartilharam ainda “causos” e curiosidades ocorridas ao longo dos 11 anos de história do Archdaily, e também dificuldades encontradas na veiculação de informação para públicos tão diversos, no universo de 13.6 milhões de arquitetos que visitam a página todos os meses. E não pára por aí! Várias novidades estão sendo gestadas, ampliando ainda mais as formas de interação da empresa com seu público-alvo, caracterizado por profissionais com interesses bastante diversos, como é tradicional à profissão de arquiteto e urbanista.

    A parceria do Archdaily com o Arquicast, o podcast de Arquitetura e Urbanismo, é um exemplo da busca constante por atualização e por diversificação das formas de comunicar informação de qualidade para os profissionais da área. O podcast reforçará assuntos de interesse do usuário do site e poderá aprofundar matérias que, pela natureza do formato do veículo original, são naturalmente abordadas de forma mais geral, sendo um ponto de partida para a pesquisa e a produção de conhecimento sobre determinado tema. Ouça para saber mais!


    Comentados no episódio:


    Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed


    Siga nosso canal no YouTube


     

     

    Deixe um comentário

    Hoje voltamos em um assunto que foi pauta recente por aqui. Retomamos o tema do episódio 214, sobre ambientes de trabalho em arquitetura, já que…

    Em mais um episódio de entrevista, o Arquicast recebe a ilustre arquiteta Fernanda Marques. Formada pela FAU USP, Fernanda faz questão de desenvolver seus projetos…

    Hoje vamos falar sobre um tema que tem circulado entre os profissionais arquitetos nos últimos anos, principalmente através das redes sociais. Muita gente ainda tem…