Arquicast 097 – Entrevista: Marcos Bertoldi

    Siga o Arquicast:

    Mande um salve em nosso Whatsapp: (32) 98428-9877

    No cast dessa semana, dando sequência à série de entrevistas com escritórios de arquitetura e urbanismo, conversamos com Marcos Bertoldi, do Marcos Bertoldi Arquitetos. Formado pela PUC do Paraná em 1982, se especializou em arquitetura paisagística. Fundou seu escritório em 1984, tendo, atualmente, escritórios em Curitiba e São Paulo. Tem no currículo quase 200 publicações nacionais e internacionais, além de vários prêmios ao longo de sua carreira. Em 2010, foi apontado pela revista norte-americana Architectural Digest como um dos 100 arquitetos mais influentes e promissores do mundo. Em 2015, o conjunto de suas obras residenciais teve uma edição do programa “Casa Brasileira” no canal a cabo GNT/Globo. Em 2019, lançou o seu primeiro livro, com curadoria e textos de Carlos Eduardo Comas, documentando amplamente seus 35 anos de carreira, apresentando seus projetos nas áreas de arquitetura, interiores e paisagismo.

    Marcos sempre se imaginou trabalhando como profissional liberal em um escritório. Após concluir sua graduação fez viagens de estudo para o exterior e após 1 ano abriu o Marcos Bertoldi Arquitetos, em Curitiba, Paraná. Mesmo com as crises econômicas da década de 80, período em que estruturou seu negócio, conseguiu se manter em atividade, sendo inicialmente mais demandado na área de arquitetura de interiores, como é comum à profissionais menos experientes. Curitiba, na opinião do arquiteto, era, e ainda é, um mercado desafiador para o ramo de arquitetura, pela cultura mais tradicionalista e conservadora do sul do país, apesar do pioneirismo em experiências de projeto e gestão urbanos responsáveis por fazer de Curitiba um modelo de planejamento para as demais cidades brasileiras.

    Com uma visão crítica sobre o ensino de arquitetura na atualidade, Marcos ressalta a qualidade da sua formação a partir do convívio com grandes arquitetos com experiência prática no mercado da construção civil, o que fez toda a diferença na sua graduação e no perfil profissional de sua geração. Com anos dedicados também à carreira acadêmica, o curitibano aborda coerentemente questões pertinentes ao perfil docente atual e sua relação com a qualidade dos arquitetos recém lançados ao mercado.


    Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed


    Siga nosso canal no YouTube


     

     

    Deixe um comentário

    E o episódio da semana do Arquicast é um daqueles pra sentar no boteco e abrir uma cerveja! Depois de algum tempo, escolhemos um artigo…

    Neste episódio especial, sobre o 9º Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake Akzonobel, tivemos a oportunidade de conversar com o júri e conhecer os bastidores de um…

    Oi gente! Esse é o ARQUICAST 203 e, para mais um episódio de Entrevistas, convidamos arquitetos que fazem parte de um coletivo que teve seu…