Acesse o site do evento: https://www.uia2020rio.archi/
Em breve mais notícias da parceria Arquicast+ UIA2020!
O Congresso Mundial de Arquitetos é realizado a cada três anos, desde 1948. Desde então já somam 26 congressos, sendo apenas 2 na América Latina. A 27 edição ocorre este ano, pela primeira vez no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Para conversar sobre a importância deste acontecimento para a arquitetura brasileira e sobre os desafios de se implementar um evento deste porte, convidamos o presidente do comitê executivo, o arquiteto Sérgio Magalhães.
O evento é promovido pela UIA (União Internacional de Arquitetos) e realizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). O tema do congresso é “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” e não poderia ser mais atual. Inicialmente, o objetivo do congresso envolvia a troca de experiência entre arquitetos de diferentes nacionalidades e também a propagação de uma visão hegemônica sobre a arquitetura proveniente do Movimento Moderno. Mas tal característica foi mudando ao longo do tempo, tornando-se uma oportunidade para o compartilhamento de diferentes experiências e ideologias.
De acordo com Sérgio, o papel do arquiteto também se modificou ao longo das décadas, distanciando-se da figura do profissional excepcional e de seu edifício como obra de arte, condição típica da cultura modernista de então, mas que até hoje influencia os ambientes de formação e prática. Atualmente há a necessidade de um profissional que ajude na construção do ambiente urbano como um todo, atuando nos seus espaços ordinários e extraordinários, auxiliando na construção de edifícios e de cidades mais justas e acessíveis.
Esta abrangência de atuação precisa estar refletida nos temas dos congressos. E faz parte desta motivação um maior diálogo do campo da arquitetura com os demais extratos sociais que compõe a comunidade urbana. Portanto, a divulgação da cultura arquitetônica para o público em geral está entre os objetivos do congresso no Rio e se manifesta na ampliação dos eventos para além das salas de convenções, ocupando espaços culturais e diferentes edifícios históricos, numa tentativa de participar do cotidiano daqueles que vivem a cidade.
Neste sentido, a programação de eventos está planejada para todo o ano e se mostra bastante intensa e correlacionada com diferentes manifestações culturais, como cinema, pintura, música, entre outros. Vale conferir no site do congresso e em suas redes sociais para acompanhar as atualizações. (link) Apesar de ocupar diferentes edifícios, todos estão localizados no centro do Rio de Janeiro, reforçando a importância de sua centralidade como pilar de uma mudança de paradigma no perfil dos grandes eventos cariocas recentes.
Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com
Assine o feed: iTunes | Android | Feed
Siga nosso canal no YouTube
Mande um salve em nosso Whatsapp: (32) 98428-9877
Podcast: Play in new window | Download
1 comentário em “Arquicast 101 – UIA 2020 RIO | Entrevista Sérgio Magalhães”
Boa tarde pessoal do Arquicast, muito bacana o episódio do UIA 2020 estou ansioso na verdade para a data!
Só tenho uma observação, uma prece na verdade “que Deus me ouça” kk …hoje sabemos que a trajetória do estudante geralmente é perrengue e logo depois de formado dificilmente temos experiencia e bagagem para ser contratado como arquiteto e muito menos ganhamos de acordo…por isso acho que seria interessante nestes congressos e eventos de grande relevância ter uma categoria de desconto para recém formados de até 2 anos …este é meu desabafo kk
Adoro vocês e os considero-os como Lady e lords do Podcast sobre arquitetura !
Parabéns!! … ao infinito e além para o cast de vocês!
Abração