Arquicast Especial – O Futuro do Trabalho

    Siga o Arquicast:

    Ainda que a história – e o momento atual – nos mostre que os espaços de trabalho mudam constantemente, a atuação profissional é parte formadora da sociedade e deve, por isso, ser objeto de nossa reflexão sobre o ambiente construído.

    Neste sentido, a transformação das cidades e da arquitetura pode ser vista, também, pelo prisma da evolução das relações de trabalho. Isso porque tais relações são, ao mesmo tempo, causa e consequência dos espaços construídos que as acomodam, o que inclui os diferentes contextos onde se desenvolvem as atividades urbanas e os equipamentos que lhes dão suporte. Esta é a reflexão que convidamos você a fazer com a gente neste episódio!

    Pensar no trabalho e sua relação com a arquitetura é pensar nos ambientes, nas tecnologias e nos equipamentos que apoiam a atividade profissional. Mas relações profissionais são, também, relações entre pessoas. Pessoas que vivem num tempo determinado e são reflexo de uma determinada cultura.

    E o que a cultura atual nos diz sobre os espaços de trabalho hoje? A pandemia certamente acelerou alguns processos, mas a busca por maior autonomia e flexibilidade são ideais que já estavam no radar de empresas e de funcionários. De constante mesmo, só parece haver a mudança!

    Pesquisas já apontavam (https://www.hermanmiller.com/pt_br/research/categories/white-papers/whats-the-future-of-the-office/), anteriormente à pandemia, um movimento das empresas na densificação dos ambientes de trabalho, como reação à instabilidade financeira do cenário mundial e do mercado imobiliário, muitas vezes com práticas de preços que inviabilizam investimentos em estruturas físicas muito grandes. Ao mesmo, a própria tecnologia de informação permite uma sincronicidade na produção das atividades que cada vez mais independe do compartilhamento físico do espaço. Tais movimentos parecem apontar ora para a centralização e densificação de processos e pessoas; ora para o ambiente distribuído, mais pertinente ao desempenho específico de cada atividade e indivíduo.

    Para nós, arquitetos, que precisamos ajudar a pensar os espaços que melhor acomodem tanta diversidade, é um desafio! Mas só é capaz de inovar quem conhece a fundo um problema. Por este motivo, neste episódio estamos acompanhados de duas referências no exercício de pensar os espaços de trabalho nos seus diferentes tempos: Maria Paula Zajar, administradora de empresa e Gerente de Produto da América Latina na empresa Herman Miller; e o arquiteto Antônio Mantovani, da Pitá Arquitetura, com vasta experiência em projetos corporativos.

    Há muito mais informação sobre este tema, ao mesmo tempo clássico e atual, neste cast especial! Faça uma visita ao site https://www.hermanmiller.com/pt_br/ para ter acesso a um universo de pesquisas e soluções sobre o assunto, ou entre em contato direto com a empresa no email: info_brazil@hermanmiller.com. Até a próxima!


    Participam do episódio:

    Antonio Mantovani Neto, arquiteto na Pitá Arquitetura | https://www.pita.arq.br/

    Maria Paula ZajarPortfolio Lead America Latina | https://www.hermanmiller.com/pt_br/
    Administradora de Empresas com MBA em gestão Estratégica Internacional em Change Management. ingressou na equipe global de produto da Herman Miller em 2015. É responsável pela estratégia do portfolio de produtos na América Latina. Colombiana com experiência de trabalho em diferentes países como Canadá, Estados Unidos, Chile, Argentina.  Atualmente reside em São Paulo, Brasil. Tem 20 anos de experiência na indústria de Design de Produtos, foi conferencista em eventos internacionais  como Sustainable Brands, Bienal de Arquitetura de Belo Horizonte, INFRA o maior evento para facility managers da região. Apaixonada pelo estudo do ambiente de trabalho, Maria Paula é porta-voz dos estúdios da Herman Miller sobre as tendências o Futuro do Trabalho em toda a região.


    Dicas e comentados no episódio:


    Oferecimento:

     


    UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

    Acesse o site do evento aqui


    Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!


    Siga nosso canal no YouTube



    Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

     

     

     

     

    Deixe um comentário

      Esse é o Arquicast 224, e o episódio de hoje fala do sonho de muita gente que se forma em arquitetura e urbanismo que…

    Arquicast 224 – Pritzker 2024: Riken Yamamoto A arquitetura contemporânea está em constante busca por inovação e relevância social, nesse contexto, o arquiteto japonês Riken…

    Imagine-se vagando pelas ruas encantadoras de Paris, imerso em uma paleta de cores vibrantes e narrativas poéticas. Este é o universo visualmente deslumbrante de “O…