Arquicast Especial – Resultado Final – Concurso Senac BH

    Siga o Arquicast:

    Este é mais um episódio especial em que abordamos, com muito orgulho, o concurso SENAC BH. Com o apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil, o concurso foi concluído recentemente e nós tivemos o privilégio de conversar com a organização sobre a avaliação de todo o processo, e com os arquitetos premiados em 1º lugar, que trouxeram sua visão sobre o edital, informações de bastidores e sua expectativa com o desenvolvimento do projeto.

    O concurso teve como objetivo a requalificação do complexo de edifícios SENAC BELO HORIZONTE, composto por dois edifícios finalizados na década de 1970. A ideia norteadora para o edital e o termo de referência eram a busca por propostas capazes de promover o diálogo com o contexto imediato, respeitando a condição urbana e arquitetônica do Hipercentro de Belo Horizonte, além, de resolver questões funcionais e de operação do conjunto.

    Participam do programa a arquiteta e urbanista Cláudia Pires, conselheira do IAB e coordenadora do concurso, além da presidente do júri, a arquiteta Du Leal. Como representantes do Senac BH convidamos Maurici Pizzi e Ivanil José da Costa Junior, que também participaram dos episódios anteriores. A equipe vencedora foi a do escritório Hiperstudio, de São Paulo, que nesta conversa está representada pelos arquitetos Ricardo Gonçalves, Matheus Marques e Rolando Figueiredo.

    Dentre outras falas extremamente importantes, o episódio aborda a responsabilidade dos organizadores e do júri em definir critérios que sejam incentivadores de novos olhares sobre os problemas da metrópole em geral, e dos centros urbanos consolidados, em específico. A importância de edifícios de uso coletivo, que apoiem a sociabilidade nas ruas centrais, fortalecendo vínculos com a urbanidade existente e contribuindo para uma maior segurança e conectividade no tecido, foi, por exemplo, um dos diferenciais da proposta vencedora e requisito fundamental para os jurados.

    Da mesma forma, é bastante esclarecedora a colocação dos arquitetos sobre os desafios em participar de um processo de tamanha complexidade, em que há uma quantidade enorme de informação a ser interpretada e uma demanda bastante clara, embasada por uma instituição que conhece profundamente a dinâmica de funcionamento de suas atividades, como é o caso do SENAC. Além disso, a oportunidade de aprofundar a proposta, dividida em duas fases distintas de desenvolvimento pelo edital, se mostrou uma aprendizagem quanto ao processo de projeto em si, uma vez que o detalhamento de determinadas ideias impôs escolhas importantes sobre quais aspectos enfatizar e de quais premissas abrir mão, sem perder a coerência conceitual da proposta. Uma verdadeira aula de projeto de arquitetura!

    Mesmo diante de árdua tarefa, os arquitetos são unânimes em ressaltar que o concurso oferece uma oportunidade única de trabalhar com a escala urbana, num projeto que tem uma clara abrangência pública e, consequentemente, social.

    Não deixe de ouvir o episódio, e se informar mais sobre o projeto vencedor em nossas redes sociais e no site do concurso.

    Até a próxima!


    Oferecimento:

     


    UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

    Acesse o site do evento aqui


    Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!


    Referências e Comentados no Episódio:


    Siga nosso canal no YouTube



    Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    Deixe um comentário

    Hoje voltamos em um assunto que foi pauta recente por aqui. Retomamos o tema do episódio 214, sobre ambientes de trabalho em arquitetura, já que…

    Em mais um episódio de entrevista, o Arquicast recebe a ilustre arquiteta Fernanda Marques. Formada pela FAU USP, Fernanda faz questão de desenvolver seus projetos…

    Hoje vamos falar sobre um tema que tem circulado entre os profissionais arquitetos nos últimos anos, principalmente através das redes sociais. Muita gente ainda tem…