Arquicast Especial – Resultado do Concurso: Habitação de Interesse Sustentável

    Siga o Arquicast:

    O novo episódio da série ARQUICAST ESPECIAL traz, em mais uma parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil, uma reflexão sobre o recém finalizado concurso de Habitação de Interesse Sustentável”, fruto da parceria entre a Secretaria Nacional de Habitação/MDR com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), através do projeto “Eficiência Energética para o Desenvolvimento Urbano Sustentável: Foco Habitação Social” (EEDUS).

    Com apoio e coordenação do Instituto dos Arquitetos do Brasil-DF, vencedor da licitação para a organização, o concurso vem sendo gestado desde 2019 e faz parte de uma mudança de paradigma que envolve a democratização da boa arquitetura através de políticas públicas. Neste sentido, um de seus objetivos é prover ao poder público projetos arquitetônicos de qualidade, atualizando a política habitacional, voltada à população de menor renda, a partir de parâmetros de sustentabilidade.

    Essa iniciativa contribui, ainda, para a criação de um ambiente inovador para empreendimentos de impacto social, impulsionando-os para uma agenda contemporânea que integra desenvolvimento humano e consciência ambiental.

    Como parte de nossa visão abrangente e dialógica da Arquitetura, convidamos os diferentes atores que se mobilizaram na conceituação, organização e execução, incluindo os três escritórios premiados em 1º lugar, e que terão seus projetos desenvolvidos. Representando a Secretaria Nacional de Habitação, órgão governamental responsável pelas políticas públicas habitacionais, temos o secretário Alfredo Eduardo dos Santos, que traz a visão de longo prazo da ideia do concurso e sua contribuição para a renovação de paradigmas que orientam o olhar sobre habitação social no Brasil. Pela GIZ, agência alemã que tem um histórico de colaboração técnica com a Secretaria, convidamos o arquiteto Daniel Wagner. Pelo IAB-DF, conversam com a gente as arquitetas Heloísa Moura (Presidente) e Laís Petra. Além dos vencedores, o arquiteto Ricardson Ferreira Ricardo, do Síntese Arquitetura; a arquiteta Paula Vilela ; e os sócios Luís Eduardo Loiola De Menezes e Maria Cristina Motta, da Mira Arquitetos.

    Tanto na forma como foi organizado, mas especialmente na sua idealização, o concurso explora novas possibilidades de entendimento dos mecanismos que possam garantir, para políticas públicas voltadas à população de baixa renda, acesso a projetos de qualidade, que sejam adaptáveis, replicáveis, de baixo custo e que reorientem as formas de pensar habitação, deixando um legado de ferramentas e soluções que possam ser aplicadas em outros contextos.

    Para saber mais, escute aqui o episódio! Ótimo cast e até a próxima!


     

     


    UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

    Acesse o site do evento aqui


    Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!


    Clique aqui e entre em no grupo Oficina do Arquicast no Whatsapp (grupo limitado)!


    Referências e Comentados no Episódio:


    Siga nosso canal no YouTube



    Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    Deixe um comentário

    Hoje voltamos em um assunto que foi pauta recente por aqui. Retomamos o tema do episódio 214, sobre ambientes de trabalho em arquitetura, já que…

    Em mais um episódio de entrevista, o Arquicast recebe a ilustre arquiteta Fernanda Marques. Formada pela FAU USP, Fernanda faz questão de desenvolver seus projetos…

    Hoje vamos falar sobre um tema que tem circulado entre os profissionais arquitetos nos últimos anos, principalmente através das redes sociais. Muita gente ainda tem…