Arquicast Especial – Resultado do Concurso: Habitação de Interesse Sustentável

    Siga o Arquicast:

    O novo episódio da série ARQUICAST ESPECIAL traz, em mais uma parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil, uma reflexão sobre o recém finalizado concurso de Habitação de Interesse Sustentável”, fruto da parceria entre a Secretaria Nacional de Habitação/MDR com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), através do projeto “Eficiência Energética para o Desenvolvimento Urbano Sustentável: Foco Habitação Social” (EEDUS).

    Com apoio e coordenação do Instituto dos Arquitetos do Brasil-DF, vencedor da licitação para a organização, o concurso vem sendo gestado desde 2019 e faz parte de uma mudança de paradigma que envolve a democratização da boa arquitetura através de políticas públicas. Neste sentido, um de seus objetivos é prover ao poder público projetos arquitetônicos de qualidade, atualizando a política habitacional, voltada à população de menor renda, a partir de parâmetros de sustentabilidade.

    Essa iniciativa contribui, ainda, para a criação de um ambiente inovador para empreendimentos de impacto social, impulsionando-os para uma agenda contemporânea que integra desenvolvimento humano e consciência ambiental.

    Como parte de nossa visão abrangente e dialógica da Arquitetura, convidamos os diferentes atores que se mobilizaram na conceituação, organização e execução, incluindo os três escritórios premiados em 1º lugar, e que terão seus projetos desenvolvidos. Representando a Secretaria Nacional de Habitação, órgão governamental responsável pelas políticas públicas habitacionais, temos o secretário Alfredo Eduardo dos Santos, que traz a visão de longo prazo da ideia do concurso e sua contribuição para a renovação de paradigmas que orientam o olhar sobre habitação social no Brasil. Pela GIZ, agência alemã que tem um histórico de colaboração técnica com a Secretaria, convidamos o arquiteto Daniel Wagner. Pelo IAB-DF, conversam com a gente as arquitetas Heloísa Moura (Presidente) e Laís Petra. Além dos vencedores, o arquiteto Ricardson Ferreira Ricardo, do Síntese Arquitetura; a arquiteta Paula Vilela ; e os sócios Luís Eduardo Loiola De Menezes e Maria Cristina Motta, da Mira Arquitetos.

    Tanto na forma como foi organizado, mas especialmente na sua idealização, o concurso explora novas possibilidades de entendimento dos mecanismos que possam garantir, para políticas públicas voltadas à população de baixa renda, acesso a projetos de qualidade, que sejam adaptáveis, replicáveis, de baixo custo e que reorientem as formas de pensar habitação, deixando um legado de ferramentas e soluções que possam ser aplicadas em outros contextos.

    Para saber mais, escute aqui o episódio! Ótimo cast e até a próxima!


     

     


    UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

    Acesse o site do evento aqui


    Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!


    Clique aqui e entre em no grupo Oficina do Arquicast no Whatsapp (grupo limitado)!


    Referências e Comentados no Episódio:


    Siga nosso canal no YouTube



    Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    Deixe um comentário

    Esse é o Arquicast 227, e o episódio de hoje é mais um da série de mobilidade, esse tema tão extenso! E hoje vamos falar…

    O episódio 226 do Arquicast é dedicado à incrível história da Fallingwater, ou Casa da Cascata, de Frank Lloyd Wright. Em uma conversa divertida sobre…

    A história do urbanismo é um campo complexo e multifacetado, repleto de debates e interpretações que moldam nossa compreensão das cidades e de seu desenvolvimento…