Arquicast 138 – Arquitetas e Arquitetos da Ficção

    Siga o Arquicast:

    Nós, do Arquicast, adoramos conversar sobre as relações entre arquitetura e o cinema. São dois tipos de arte, com propósitos diferentes, mas que se complementam e influenciam mutuamente, através de atributos comuns como a ativação da memória coletiva, a valorização da imagem como uma forma de linguagem e o poder de provocar sentimentos e sensações nos usuários/expectadores. Gostamos tanto de falar sobre cinema que temos uma série específica sobre isso e já realizamos uma dezena de episódios sobre o assunto.

    Mas hoje partimos de uma premissa diferente: o foco aqui é o profissional de arquitetura enquanto personagem, visto através das lentes dos diretores e da criatividade dos atores e atrizes empenhados em representar arquitetos e arquitetas na ficção.

    Segundo artigo em uma revista americana, que abordava os resultados de uma pesquisa interessada em ranquear as profissões mais retratadas pelo cinema, a arquitetura foi considerada a quinta atividade mais frequentemente atribuída aos personagens dos filmes de Hollywood. Surpreendente? Nós também achamos! E, por isso mesmo, convidamos Bernardo Vieira e Gustavo Novais, presenças costumeiras no programa, para explorar o assunto com a gente.

    Conversamos, dentre outros pontos, sobre quais perfis e personalidades costumam estar associados, no cinema, à imagem do(a) arquiteto(a). E o quanto a ficção pode nos ajudar a entender sobre como o profissional é visto aos olhos da sociedade. Um exercício de curiosidade, mas que revela alguns valores interessantes e que merecem nossa atenção.

    A profissão de arquitetura envolve a realização de um escopo de atividades e serviços bastante amplo. Há profissionais que atuam em frentes tão distintas quanto Planejamento Territorial, Modelagem Digital ou Mercado Imobiliário. Dentre as habilidades associadas a estas atividades podemos citar tanto capacidade de gestão e liderança, raciocínio abstrato e matemático, quanto criatividade e facilidade comunicacional. Difícil imaginar quais desses perfis de arquitetos e arquitetas têm maior apelo para a arte cinematográfica.

    Mas este episódio traz algumas dicas e comenta, com muita liberdade e bom-humor, sobre quais possíveis padrões culturais ajudam a construir e, por que não, desconstruir a nossa imagem social, ainda que hipoteticamente! E há de tudo um pouco, pelo que podemos explorar: do arquiteto romântico e idealizador, até o gênio criativo e manipulador.

    Antes que a gente dê spoiler, escute o cast e traga sua contribuição através nos comentários! Até a próxima!


    Dicas e comentados no episódio:

    • Under Construction

     

    UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

    Acesse o site do evento aqui


    Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!


    Clique aqui e entre em no grupo Oficina do Arquicast no Whatsapp (grupo limitado)!


    Siga nosso canal no YouTube



    Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

     

     

     

     

    Deixe um comentário

      Esse é o Arquicast 224, e o episódio de hoje fala do sonho de muita gente que se forma em arquitetura e urbanismo que…

    Arquicast 224 – Pritzker 2024: Riken Yamamoto A arquitetura contemporânea está em constante busca por inovação e relevância social, nesse contexto, o arquiteto japonês Riken…

    Imagine-se vagando pelas ruas encantadoras de Paris, imerso em uma paleta de cores vibrantes e narrativas poéticas. Este é o universo visualmente deslumbrante de “O…