Arquicast 158 – Entrevista: Casacadabra

    Siga o Arquicast:

    Nosso mais recente episódio é sobre uma dupla muito especial que com determinação e criatividade conseguiu conectar os conteúdos e práticas do nosso campo com a arte de Educar! Bianca Antunes e Simone Sayegh integram uma equipe multidisciplinar que acredita no ensino e na transmissão de conceitos técnicos e sociais da arquitetura e do urbanismo de forma leve e divertida, incentivando sempre o olhar crítico de pessoas de todas as idades – e especialmente das crianças – na construção da cidade e de seus espaços.

    Elas são as fundadoras do projeto CASACADABRA e, como elas mesmas descrevem, querem que “a arquitetura e o urbanismo comecem a ser ensinados desde o princípio: nas aulas de ensino básico, fundamental, médio e não apenas nas salas de aula das faculdades de arquitetura. ”

    Partindo de formações diferentes, mas compartilhando competência e muita experiência em comunicar informações sobre arquitetura, a dupla se voltou para o público infantil e para a produção colaborativa, quebrando paradigmas no mercado editorial com o lançamento de sua primeira publicação, o “Invenções para morar”. Com financiamento pela plataforma Catarse, o livro reúne 10 casas icônicas da produção arquitetônica internacional que traduzem o espirito de épocas e contextos diferentes. Essa estratégia, associada à uma qualidade artística e editorial evidentes, ajuda a ampliar o significado da arquitetura enquanto um instrumento de transformação social e culturalmente pertinente.

    Ao longo do tempo, o Casacadabra cresceu e se transformou num verdadeiro núcleo de incentivo e geração de ideias voltadas à dimensão pedagógica da arquitetura e do urbanismo. Hoje é possível você encontrar cursos, palestras, livros e equipamentos didáticos, além de uma comunidade de pessoas vocacionadas à facilitar o entendimento e a comunicação dos problemas urbanos para um público mais abrangente e leigo.

    Nessa conversa franca e entusiasmante, elas compartilham com a gente os desafios da empreitada que assumiram, as oportunidades que começam a surgir pelo reconhecimento que vêm tendo junto às instituições mais importantes da nossa área, além dos planos para o futuro.

    Para conhecer mais o projeto Casacadabra e se deixar inspirar, escute o episódio. Até a próxima!

    Convidadas:

    BIANCA ANTUNES: Mestre em Desenvolvimento Urbano e Cooperação Internacional (TU Darmstadt/UIC Barcelona), é jornalista formada e mestre pela ECAUSP (2000 e 2008). Atua há 18 anos na difusão da arquitetura. Foi editora da revista AU – Arquitetura e Urbanismo (Editora PINI) de 2009 a 2016, e editora-assistente da mesma revista (2004 a 2009).

    SIMONE SAYEGH: Arquiteta formada pela FAUUSP (1995) e pedagoga. Trabalha há 21 anos na difusão da arquitetura em revistas especializadas e sites para o público final, como revista AU – Arquitetura e Urbanismo (Editora PINI) e UOL. Seus textos constam em livros de arquitetura e livros técnicos.


    Apoio: 

    https://www.rocaceramica.com.br/


    Apoio: 


    Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!

    Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!


    Clique aqui e entre em no grupo Oficina do Arquicast no Whatsapp (grupo limitado)!


    Siga nosso canal no YouTube



    Comentários, críticas, sugestões: contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    Deixe um comentário

    Oi gente! Esse é o Arquicast 226 e hoje vamos falar sobre uma das residências mais icônicas do século XX. Construída em cima de uma…

    A tarefa deste livro foi bem ambiciosa e realizada por uma autora que não é arquiteta: compilar os vários pensamentos sobre a cidade e retratar…

      O sonho de montar um escritório de arquitetura e criar projetos autorais é uma aspiração comum entre muitos recém-formados em arquitetura e urbanismo. No…