Arquicast 163 – Dia do Arquiteto e Urbanista

    Siga o Arquicast:

    Dezembro é um mês de comemorações. Uma delas, especialmente importante para nós, é o dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado no dia 15 de dezembro e que marca ainda o aniversário de Oscar Niemeyer e a instalação do CAU, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Para nós, do Arquicast, uma oportunidade de refletir sobre a profissão, sem perder a leveza de uma conversa entre amigos.

    E quem nos acompanha neste episódio são Vanessa Paiva, arquiteta e urbanista, sócia do escritório Paiva e Passarini Arquitetura, além de atual Diretora da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura, a ASBEA; o arquiteto e Urbanista Felipe Guerra, sócio do Jaime Lerner Arquitetos Associados e com reconhecida atuação em diferentes áreas projetuais, como Cenografia e Design de Jóias. Além deles, nossa parceira de conteúdo Christie Silva Schulka, trazendo todo o saber fazer de quem, mesmo com outra formação, convive e produz junto ‘a arquitetas e arquitetos. Christie tem formação em Marketing e é atual Head de Marketing da Roca Brasil Cerâmica.

    Um dos tópicos da nossa conversa, aproveitando as diferentes áreas de atuação dos nossos convidados, é exatamente a diversidade de habilidades que a formação em Arquitetura e Urbanismo nos demanda. Isso não é novidade, mas é, sim, um grande diferencial de nossa disciplina. E neste episódio abordamos isso na prática. Seja na atuação direta em projetos – que podem variar da escala urbana ao objeto, arquitetônico ou não –, seja na capacidade de análise, síntese e proposição de soluções, são muitos os campos de atuação que se abrem às arquitetas e arquitetos, apesar de nem todos terem consciência disso.

    Ainda que a educação formal priorize algumas competências em detrimento de outras, como fica claro em nossa conversa, o exercício do olhar, da observação atenta do espaço e sua apropriação é algo inerente ao pensamento projetual e, consequentemente, à Arquitetura. E essa capacidade de identificar problemas e potencialidades visando a transformação física e social vem se mostrando fundamental e urgente para a qualidade de vida presente e futura.

    Parte das respostas que precisamos ajudar a construir devem priorizar soluções simples, de fácil implementação e grande alcance, como nos ensinaram mestres como Jaime Lerner. A realidade cobra, ao mesmo tempo, uma aplicação imediata do saber fazer arquitetônico e a capacidade antecipatória para planejar formas mais justas de desenvolvimento. Tarefa nada simples, mas motivadora.

    Tais desafios não são só do nosso campo, são característicos da contemporaneidade. Assim como a falta de tempo para nos dedicarmos a cada trabalho, a instabilidade financeira e profissional, os novos empregos e relações de trabalho e as novas – sempre novas – tecnologias.

    Ufa! Vem com a gente conversar um pouco sobre tudo que envolve sermos arquitetas e arquitetos hoje!


    Oferecimento: 

    https://www.rocaceramica.com.br/


    Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!


    Clique aqui e entre em no grupo Oficina do Arquicast no Whatsapp (grupo limitado)!


    Siga nosso canal no YouTube



    Comentários, críticas, sugestões: contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    Deixe um comentário

    Oi gente! Em mais um episódio de cinema, falamos de uma comédia romântica que conquistou o público e a crítica, tornando-se um clássico do cinema…

    Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…

    Hoje vamos conversar sobre uma das práticas que ajudaram a definir nossa profissão. Observar e representar o nosso mundo, mais que ser coisa de arquiteto,…