Arquicast 184 – Iluminação em Arquitetura

    Siga o Arquicast:

    O Projeto de Iluminação em arquitetura é um assunto muito amplo, pois passa pela discussão dos aspectos físicos e perceptivos da luz, das suas aplicações em projetos de iluminação, dos efeitos luminosos e das variáveis de conforto e desempenho. Além disso, é no projeto luminotécnico onde a integração entre os sistemas de iluminação natural e artificial acontece. O Arquicast convidou duas profissionais da área, uma do campo da indústria e outra da prestação de serviços de projeto, a fim de delinear o atual cenário dessa especialidade no Brasil.

    Participou da conversa com Rapha e Adilson, Fernanda Fanti Tissot, diretora da Luxion Iluminação, coordenadora do Comitê de Iluminação Comercial, Industrial e decorativa da Abilux. Integrando a conversa, Mariana Novaes, arquiteta e fundadora do estúdio Atiaîa Lighting Design, em Belo Horizonte. Dentre os projetos desenvolvidos estão o Ateliê Wäls, o escritório do Google BHZ e do Letras.mus.br, o espaço de eventos LAJE do Google SP, entre outros. Mariana é uma dos “40under40 designers” de iluminação mais talentosas e promissoras da atualidade pela Lighting Magazine de 2018.

    Os últimos anos na indústria nacional foram marcados pelo aumento da demanda por projetos de interiores, ampliando a possibilidade para diversos profissionais atuarem nesse mercado ainda em desenvolvimento no Brasil. Como consequência, o incremento de projetos devolveu para a indústria um ambiente propício para a inovação, pois cada novo projeto abria um novo horizonte para o desenvolvimento de novos produtos. Fernanda apontou que os caminhos da inovação residem na troca contínua de informação com os projetistas.

    Cada vez mais os clientes estão cientes da importância do projeto de iluminação e, como relatou Mariana, é um projeto que precisa de constante interação com os demais, como o projeto arquitetônico, os projetos de instalações e o design dos mobiliários. O maior desafio passa pela disponibilidade de recursos e tecnologia locais, o que leva a indústria nacional e desenvolver internamente soluções para os projetistas. No caso das luminárias, por exemplo, passa pela fabricação de toda a carenagem e desenvolvimento dos leds, além dos testes necessários de desempenho.

    É notório que o projeto de iluminação em arquitetura ainda é pouco difundido no Brasil, fazendo com que poucos profissionais consigam ter acesso à uma formação abrangente e tecnicamente ampla. Por outro lado, o mercado parece estar em pleno desenvolvimento, tanto para quem quer atuar na indústria ou na prestação de serviços.

    Participe dessa conversa e conheça um pouco mais sobre esse segmento que requer muito estudo, empenho e criatividade. Bom episódio!

     


    Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!

    Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!


    Siga nosso canal no YouTube

     


    Comentários, críticas, sugestões: contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    Deixe um comentário

    Oi gente! Esse é o Arquicast 226 e hoje vamos falar sobre uma das residências mais icônicas do século XX. Construída em cima de uma…

    A tarefa deste livro foi bem ambiciosa e realizada por uma autora que não é arquiteta: compilar os vários pensamentos sobre a cidade e retratar…

      O sonho de montar um escritório de arquitetura e criar projetos autorais é uma aspiração comum entre muitos recém-formados em arquitetura e urbanismo. No…