Arquicast Especial – Resultado do Concurso: Travessias Capibaribe

    Siga o Arquicast:

    O Arquicast apresenta mais um episódio especial da série de concursos nacionais de arquitetura e urbanismo. O programa dessa vez vai tratar do concurso “Travessias Capibaribe: Concurso Nacional de Passarelas do Recife”. Com iniciativa do CITInova e realização da Agência Recife para Inovação e Estratégia, a ARIES, o concurso teve apoio e coordenação do IAB nacional (Instituto dos Arquitetos do Brasil).

    Com o intuito de criar novos eixos de travessias de mobilidade ativa ao longo do Rio Capibaribe, dado os processos de crescimento e desenvolvimento da capital pernambucana e a necessidade de permitir o melhor acesso à população, o concurso foi vinculado à projetos estratégicos de longo prazo, como o Plano Recife 500 Anos e o Projeto Parque Capibaribe. O IAB (instituto dos Arquitetos do Brasil) mais uma vez desempenhou um importante papel para garantir a amplitude do debate e oportunidade para nosso campo, auxiliando na democratização da boa arquitetura via disputas de ideias e soluções.

    Participaram do episódio a arquiteta Raíssa Monteiro, representando a Agência Recife para Inovação e Estratégia, Laís Petra, representante do IAB nacional e coordenadora geral do concurso, além das vencedoras Lígia Rocha, arquiteta mestre pela FAU-USP e sócia Diretora JWurbana, além de Lea Cavalcanti, professora da Universidade Católica de Pernambuco. Raíssa destacou o importante trabalho desempenhado pela ARIES, como parte do programa CITinova, na compilação de todo material disponibilizado para os concorrentes, além de todo o suporte no diálogo com os agentes locais do território e agências de fomento.

    Todo o trabalho desempenhado pelas instituições em sinergia auxiliou na condução do concurso, em especial na oportunidade de oferecer aos concorrentes informações de muita qualidade, conforme explicou Laís. Permitindo a criação de um portal de acesso muito bem estruturado, facilitando na rotina de acompanhamento do concurso em todas suas etapas, e com isso fornecer aos concorrentes toda a transparência necessária.

    Lígia pode contar sobre o legado de Jorge Wilheim Consultores Associados, que agora é JWurbana, e ficou evidente como a relevância de um trabalho de décadas foi fundamental no processo de projeto. Lea, integrante da equipe baseada em Recife, relatou como todas as influências do sítio, da música, da arte e da poesia alimentaram e deram potência à proposta vencedora. As pontes e as metáforas, além da total coesão técnica e social da proposta foi, sem dúvida, fator decisivo para a vitória da equipe.

    Se você quer saber mais sobre todo o processo, sobre os números do concurso, sobre as equipes inscritas e, claro, conhecer mais sobre essas incríveis mulheres que participaram do episódio, não deixem de ouvir e compartilhar.


    Acesse o site do concursohttps://concursotravessiasrecife.com.br/

    Site ARIES: https://aries.org.br/

    Site IAB: https://iab.org.br/

    Site JWurbana: http://www.jwurbana.com.br/v1/


    Oferecimento:

     

     


    Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!

    Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!


    Siga nosso canal no YouTube

     


    Comentários, críticas, sugestões: contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    Deixe um comentário

    Hoje voltamos em um assunto que foi pauta recente por aqui. Retomamos o tema do episódio 214, sobre ambientes de trabalho em arquitetura, já que…

    Em mais um episódio de entrevista, o Arquicast recebe a ilustre arquiteta Fernanda Marques. Formada pela FAU USP, Fernanda faz questão de desenvolver seus projetos…

    Hoje vamos falar sobre um tema que tem circulado entre os profissionais arquitetos nos últimos anos, principalmente através das redes sociais. Muita gente ainda tem…