Arquicast Especial – Resultado do Concurso: Travessias Capibaribe

    Siga o Arquicast:

    O Arquicast apresenta mais um episódio especial da série de concursos nacionais de arquitetura e urbanismo. O programa dessa vez vai tratar do concurso “Travessias Capibaribe: Concurso Nacional de Passarelas do Recife”. Com iniciativa do CITInova e realização da Agência Recife para Inovação e Estratégia, a ARIES, o concurso teve apoio e coordenação do IAB nacional (Instituto dos Arquitetos do Brasil).

    Com o intuito de criar novos eixos de travessias de mobilidade ativa ao longo do Rio Capibaribe, dado os processos de crescimento e desenvolvimento da capital pernambucana e a necessidade de permitir o melhor acesso à população, o concurso foi vinculado à projetos estratégicos de longo prazo, como o Plano Recife 500 Anos e o Projeto Parque Capibaribe. O IAB (instituto dos Arquitetos do Brasil) mais uma vez desempenhou um importante papel para garantir a amplitude do debate e oportunidade para nosso campo, auxiliando na democratização da boa arquitetura via disputas de ideias e soluções.

    Participaram do episódio a arquiteta Raíssa Monteiro, representando a Agência Recife para Inovação e Estratégia, Laís Petra, representante do IAB nacional e coordenadora geral do concurso, além das vencedoras Lígia Rocha, arquiteta mestre pela FAU-USP e sócia Diretora JWurbana, além de Lea Cavalcanti, professora da Universidade Católica de Pernambuco. Raíssa destacou o importante trabalho desempenhado pela ARIES, como parte do programa CITinova, na compilação de todo material disponibilizado para os concorrentes, além de todo o suporte no diálogo com os agentes locais do território e agências de fomento.

    Todo o trabalho desempenhado pelas instituições em sinergia auxiliou na condução do concurso, em especial na oportunidade de oferecer aos concorrentes informações de muita qualidade, conforme explicou Laís. Permitindo a criação de um portal de acesso muito bem estruturado, facilitando na rotina de acompanhamento do concurso em todas suas etapas, e com isso fornecer aos concorrentes toda a transparência necessária.

    Lígia pode contar sobre o legado de Jorge Wilheim Consultores Associados, que agora é JWurbana, e ficou evidente como a relevância de um trabalho de décadas foi fundamental no processo de projeto. Lea, integrante da equipe baseada em Recife, relatou como todas as influências do sítio, da música, da arte e da poesia alimentaram e deram potência à proposta vencedora. As pontes e as metáforas, além da total coesão técnica e social da proposta foi, sem dúvida, fator decisivo para a vitória da equipe.

    Se você quer saber mais sobre todo o processo, sobre os números do concurso, sobre as equipes inscritas e, claro, conhecer mais sobre essas incríveis mulheres que participaram do episódio, não deixem de ouvir e compartilhar.


    Acesse o site do concursohttps://concursotravessiasrecife.com.br/

    Site ARIES: https://aries.org.br/

    Site IAB: https://iab.org.br/

    Site JWurbana: http://www.jwurbana.com.br/v1/


    Oferecimento:

     

     


    Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!

    Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!


    Siga nosso canal no YouTube

     


    Comentários, críticas, sugestões: contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    Deixe um comentário

      Esse é o Arquicast 224, e o episódio de hoje fala do sonho de muita gente que se forma em arquitetura e urbanismo que…

    Arquicast 224 – Pritzker 2024: Riken Yamamoto A arquitetura contemporânea está em constante busca por inovação e relevância social, nesse contexto, o arquiteto japonês Riken…

    Imagine-se vagando pelas ruas encantadoras de Paris, imerso em uma paleta de cores vibrantes e narrativas poéticas. Este é o universo visualmente deslumbrante de “O…