Em mais um episódio sobre temas de projeto, o Arquicast conversa sobre uma tipologia arquitetônica que praticamente conduziu a discussão sobre as cidades ao longo do século XX, e até hoje provoca o interesse pelos atores e agentes que produzem o espaço urbano. As torres comerciais pautam temas das mais variadas origens, dos seus aspectos simbólicos e tectônicos à suas influências no valor da terra e demais desafios do planejamento de uso e ocupação do solo.
Participam da conversa Bruno Sarmento, arquiteto e sócio da Lourenço Sarmento Arquitetos, empresa com mais de 20 anos de atuação no ramo, e Carlos Eduardo Mattos, mestre em habitação pelo IPT/São Paulo e professor de projeto arquitetônico. Há um consenso inicial de que o projeto de torres comerciais demanda um acompanhamento integrado das questões arquiteturais com as diversas informações necessárias às tomadas de decisão financeiras, sobretudo as que tangem os aspectos legais e os desafios da sustentabilidade. Pelo alto investimento, os projetos devem passar por um longo processo de estudo, que inclui também a investigação dos elementos culturais de uma localidade.
As torres, ou melhor, os edifícios verticalizados, tiveram ao longo do tempo seu destino e técnica completamente transformados pela evolução dos sistemas construtivos, das alvenarias autoportantes até o advento da estrutura metálica e do surgimento dos elevadores como possibilidade de multiplicar o solo. Foi também através dessas torres que as silhuetas dos grandes centros e cidades icônicas foram desenhados, difundidos e assumidos como uma identidade de uma comunidade.
Durante a conversa também foram levantados quais são os principais desafios que o mundo pós-pandemia trouxe com as mudanças dos ambientes de trabalho, dos modos de vida e dos meios de produção. Um empreendimento dessa natureza pode transformar de forma muito abrupta a ambiência de uma localidade e, em alguns casos, contribuir para uma renovação urbana ou o seu reverso.
Esse tema de projeto ainda é recorrente nas escolas de arquitetura, como resultado de uma época em que o desenvolvimento está associado à ideia de crescimento. As plataformas disponíveis de desenvolvimento BIM é mais uma das peças indispensáveis dessa tipologia. Quer saber um pouco mais sobre o tema? Não deixe de ouvir, compartilhar e comentar o episódio.
Até a próxima!
Podcast: Play in new window | Download