Arquicast 197 – Projetando Torres Comerciais

  • Em mais um episódio sobre temas de projeto, o Arquicast conversa sobre uma tipologia arquitetônica que praticamente conduziu a discussão sobre as cidades ao longo do século XX, e até hoje provoca o interesse pelos atores e agentes que produzem o espaço urbano. As torres comerciais pautam temas das mais variadas origens, dos seus aspectos[...]
Siga o Arquicast:

Em mais um episódio sobre temas de projeto, o Arquicast conversa sobre uma tipologia arquitetônica que praticamente conduziu a discussão sobre as cidades ao longo do século XX, e até hoje provoca o interesse pelos atores e agentes que produzem o espaço urbano. As torres comerciais pautam temas das mais variadas origens, dos seus aspectos simbólicos e tectônicos à suas influências no valor da terra e demais desafios do planejamento de uso e ocupação do solo.

Participam da conversa Bruno Sarmento, arquiteto e sócio da Lourenço Sarmento Arquitetos, empresa com mais de 20 anos de atuação no ramo, e Carlos Eduardo Mattos, mestre em habitação pelo IPT/São Paulo e professor de projeto arquitetônico. Há um consenso inicial de que o projeto de torres comerciais demanda um acompanhamento integrado das questões arquiteturais com as diversas informações necessárias às tomadas de decisão financeiras, sobretudo as que tangem os aspectos legais e os desafios da sustentabilidade. Pelo alto investimento, os projetos devem passar por um longo processo de estudo, que inclui também a investigação dos elementos culturais de uma localidade.

As torres, ou melhor, os edifícios verticalizados, tiveram ao longo do tempo seu destino e técnica completamente transformados pela evolução dos sistemas construtivos, das alvenarias autoportantes até o advento da estrutura metálica e do surgimento dos elevadores como possibilidade de multiplicar o solo. Foi também através dessas torres que as silhuetas dos grandes centros e cidades icônicas foram desenhados, difundidos e assumidos como uma identidade de uma comunidade.

Durante a conversa também foram levantados quais são os principais desafios que o mundo pós-pandemia trouxe com as mudanças dos ambientes de trabalho, dos modos de vida e dos meios de produção. Um empreendimento dessa natureza pode transformar de forma muito abrupta a ambiência de uma localidade e, em alguns casos, contribuir para uma renovação urbana ou o seu reverso.

Esse tema de projeto ainda é recorrente nas escolas de arquitetura, como resultado de uma época em que o desenvolvimento está associado à ideia de crescimento. As plataformas disponíveis de desenvolvimento BIM é mais uma das peças indispensáveis dessa tipologia. Quer saber um pouco mais sobre o tema? Não deixe de ouvir, compartilhar e comentar o episódio.

Até a próxima!

Participantes

Adilson Amaral

Adilson Amaral

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor do Centro Universitário UniAcademia e como arquiteto autônomo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com experiência nas áreas de projeto de arquitetura e ArchViz (Visualização Arquitetônica), viu no podcast uma ferramenta poderosa na discussão e compartilhamento de conhecimento na área, para alcançar profissionais e curiosos sobre arquitetura e espaço urbano.

Rapha Rodrigues

Rapha Rodrigues

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Pai do Miguel e do Joaquim, formado em Arquitetura, Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Subsecretário de Planejamento do Município de Juiz de Fora (MG), é também professor universitário há mais de 15 anos. Possui experiência nas áreas de projetos de arquitetura e design, execução e gerenciamento de obras, planejamento e projeto do espaço urbano. Idealizou o Arquicast para compartilhar experiências, escutar novas histórias e abraçar o universo das cidades e das construções de um jeito leve e divertido.

Bruno Sarmento

Bruno Sarmento

Arquiteto titular da Lourenço|Sarmento Arquitetos, professor do curso de Arquietura e Urbanismo da UniAcademia.

Carlos Eduardo de Oliveira Mattos

Carlos Eduardo de Oliveira Mattos

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), Especialista em Desenvolvimento Estratégico do Projeto (2000) também pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Mestre pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas -IPT/SP (2007) na área de Habitação. Atualmente é Professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do CES – Centro de Ensino Superior – JF em disciplinas de Projeto Arquitetônico e Urbanismo.

Apoio

Deixe um comentário

Arquicast 224 – Pritzker 2024: Riken Yamamoto A arquitetura contemporânea está em constante busca por inovação e relevância social, nesse contexto, o arquiteto japonês Riken…

Imagine-se vagando pelas ruas encantadoras de Paris, imerso em uma paleta de cores vibrantes e narrativas poéticas. Este é o universo visualmente deslumbrante de “O…

Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…