Reproduzir vídeo

Arquicast 198 – Entrevista: Gustavo Utrabo

  • Em mais um episódio de entrevistas, o Arquicast conversa com Gustavo Utrabo, arquiteto brasileiro cujo trabalho se destaca por sua capacidade de experimentação e pesquisa contínua, além de ser formado no Paraná, ele tem experiências em Harvard, MIT, Hong Kong e Escola da Cidade.
Siga o Arquicast:

Em mais um episódio de entrevistas, o Arquicast conversa com Gustavo Utrabo, arquiteto brasileiro cujo trabalho se destaca por sua capacidade de experimentação e pesquisa contínua, além de ser formado no Paraná, ele tem experiências em Harvard, MIT, Hong Kong e Escola da Cidade. Foram abordados no episódio sua experiência em comunicação no podcast “Entre Mundos”, as dificuldades iniciais da carreira autoral, a dinâmica e estrutura de seu trabalho atual, seus projetos notáveis, como as Moradias Infantis Canuanã, além de sua visão sobre o futuro da profissão e ainda um debate sobre as redes sociais.

Utrabo destaca as dificuldades iniciais enfrentadas, como a busca por concursos e editais em trabalhos artísticos, que ajudaram a construir a identidade de seu trabalho atual. O arquiteto destaca a importância da pesquisa e do trabalho colaborativo, sem deixar a responsabilidade da arquitetura como um tema central, especialmente em projetos de demandam uma capacidade de escuta apurada com uma equipe diversa, como as Moradias Infantis Canuanã em Tocantins, projeto em coautoria com Marcelo Rosembaum ainda quando fazia parte do escritório Aleph Zero.

Sobre um dos mais recentes trabalhos, o edifício TERRA CÉU da IdeaZarvos, Gustavo conta como foi a conciliação entre os pragmatismos do mercado imobiliário e a profundidade conceitual e os procedimentos artísticos de seu trabalho. Nesse sentido, ele destaca a importância da experimentação e da capacidade de inovar em sua abordagem.

Sobre a utilização das redes sociais para a divulgação de seu trabalho, algumas ressalvas foram debatidas, como excesso de exposição e o gasto de energia necessários para produção de informação que duram muito pouco na superfície. De fato, esse não é um veículo que o arquiteto define como primordial na sua jornada, além disso, aponta que as diferentes gerações devem encontrar ferramentas especificas para seus questionamentos e visão de mundo.

Utrabo ainda destaca a necessidade de desenvolvermos novas habilidades em áreas como tecnologia, sustentabilidade e engajamento com a comunidade, para enfrentarmos os desafios do futuro. A importância da interdisciplinaridade e da inovação com um olhar sensível é uma das principais características do seu trabalho, o que faz de sua trajetória um exemplo inspirador para uma nova geração de profissionais da arquitetura brasileira. Se você quiser saber mais sobre essa conversa, não deixe de ouvir no site do Arquicast, nos principais agregadores e conferir no Youtube o episódio ilustrado.

Até aproxima!

Participantes

Adilson Amaral

Adilson Amaral

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor do Centro Universitário UniAcademia e como arquiteto autônomo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com experiência nas áreas de projeto de arquitetura e ArchViz (Visualização Arquitetônica), viu no podcast uma ferramenta poderosa na discussão e compartilhamento de conhecimento na área, para alcançar profissionais e curiosos sobre arquitetura e espaço urbano.

Rapha Rodrigues

Rapha Rodrigues

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Pai do Miguel e do Joaquim, formado em Arquitetura, Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Subsecretário de Planejamento do Município de Juiz de Fora (MG), é também professor universitário há mais de 15 anos. Possui experiência nas áreas de projetos de arquitetura e design, execução e gerenciamento de obras, planejamento e projeto do espaço urbano. Idealizou o Arquicast para compartilhar experiências, escutar novas histórias e abraçar o universo das cidades e das construções de um jeito leve e divertido.

Gustavo Utrabo

Gustavo Utrabo

Gustavo Utrabo é natural de Curitiba e se formou em 2010 pela Universidade Federal do Paraná. Em 2014, se especializou em História e Literatura pela Universidade Tecnológica do Paraná e, ao longo dos anos, tem se dedicado a encontrar soluções arquitetônicas sustentáveis e inclusivas. Utrabo ainda foi considerado o principal arquiteto em ascensão do mundo, de acordo com prêmio britânico, RIBA Internacional Prize 2018 e foi convidado para integrar o júri desta premiação em 2020, ao lado de nomes consagrados.

Apoio

Deixe um comentário

Nesse primeiro episódio do 2024 propusemos discutir discutir a relação! Brincadeiras à parte, hoje queremos conversar sobre como é a relação dos arquitetos com seus…

No último episódio de 2024, o Arquicast se aventurou em uma intrigante jornada de especulação sobre o futuro da arquitetura. Inspirados por um provocante artigo…

Hoje voltamos em um assunto que foi pauta recente por aqui. Retomamos o tema do episódio 214, sobre ambientes de trabalho em arquitetura, já que…