Arquicast Especial – Os prêmios de Arquitetura no Brasil e no Mundo

  • Hoje vamos conversar sobre a importância que as premiações têm no mundo da arquitetura e do urbanismo. Seu significado vai além de simplesmente identificar excelência. Ela também é resultado de várias discussões que permeiam o que é fazer arquitetura e o que é considerado importante no contexto social e cultural.
Siga o Arquicast:

Hoje vamos conversar sobre a importância que as premiações têm no mundo da arquitetura e do urbanismo. Seu significado vai além de simplesmente identificar excelência. Ela também é resultado de várias discussões que permeiam o que é fazer arquitetura e o que é considerado importante no contexto social e cultural. As premiações são diversas nas suas formas de seleção e nos seus júris, e cada uma delas define qual a melhor maneira de selecionar os trabalhos e atores responsáveis pelas produções. E, sem dúvida, o mundo de hoje demanda outros olhares, como a inclusão, a representatividade e as distintas identidades.

É nessa discussão que o Prêmio Instituto Tomie Ohtake Akzonobel se apresenta, em sua nona edição, com o desafio de catalisar ideias, procurando refletir sobre os que é premiar, e de que forma fazer isso da melhor maneira possível. Para conversar com o Arquicast, convidamos: Sabrina Fontenele, arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Ceará, doutora pela FAU USP; Professora da Escola da Cidade e coordenadora dos Prêmios do Instituto Tomie Ohtake desde julho de 2022; e também Diego Mauro, arquiteto e urbanista pela Universidade Federal da Bahia e mestre pela FAU USP, curador assistente do Instituto Tomie Ohtake e membro do júri da 7a. 8a edições do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel.

Bom cast!

Participantes

Adilson Amaral

Adilson Amaral

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor do Centro Universitário UniAcademia e como arquiteto autônomo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com experiência nas áreas de projeto de arquitetura e ArchViz (Visualização Arquitetônica), viu no podcast uma ferramenta poderosa na discussão e compartilhamento de conhecimento na área, para alcançar profissionais e curiosos sobre arquitetura e espaço urbano.

Rapha Rodrigues

Rapha Rodrigues

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Pai do Miguel e do Joaquim, formado em Arquitetura, Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Subsecretário de Planejamento do Município de Juiz de Fora (MG), é também professor universitário há mais de 15 anos. Possui experiência nas áreas de projetos de arquitetura e design, execução e gerenciamento de obras, planejamento e projeto do espaço urbano. Idealizou o Arquicast para compartilhar experiências, escutar novas histórias e abraçar o universo das cidades e das construções de um jeito leve e divertido.

Sabrina Fontenele

Sabrina Fontenele

Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado e doutorado pela FAUUSP e pós doutorado pela Unicamp. Autora de alguns livros, entre eles, “Modos de morar nos apartamentos duplex: rastros de modernidade” (2021) e “Edifícios modernos e traçado urbano no Centro de São Paulo” (2015). É professora e Coordenadora de Pesquisa do Conselho Científico da Escola da Cidade. Foi Diretora de Cultura do IABsp (2020-2022) e co-curadora da 13ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. Coordenadora de Prêmios do Instituto Tomie Ohtake desde julho de 2022.

Diego Mauro

Diego Mauro

Diego Mauro (1987, Salvador/BA) é curador assistente do Instituto Tomie Ohtake. Dentre as exposições recentes, coassina a curadoria de Rodolpho Parigi – latexguernica, Evandro Carlos Jardim: Neblina (Instituto Tomie Ohtake, 2022) e Ópera Citoplasmática (Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, 2022).
É graduado pela UFBA e mestre pela USP em Arquitetura e Urbanismo. É membro do júri da 7a e 8a edições do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel.

Oferecimento

Deixe um comentário

  Esse é o Arquicast 224, e o episódio de hoje fala do sonho de muita gente que se forma em arquitetura e urbanismo que…

Arquicast 224 – Pritzker 2024: Riken Yamamoto A arquitetura contemporânea está em constante busca por inovação e relevância social, nesse contexto, o arquiteto japonês Riken…

Imagine-se vagando pelas ruas encantadoras de Paris, imerso em uma paleta de cores vibrantes e narrativas poéticas. Este é o universo visualmente deslumbrante de “O…