Reproduzir vídeo

Arquicast 202 – Pritzker 2023: David Chipperfield

  • O episódio tradicional do Arquicast sobre o Prêmio Pritzker deste ano de 2023 trouxe à tona a premiação do arquiteto britânico David Chipperfield. Como de praxe, o programa discutiu a composição do júri e especulou sobre as decisões tomadas.
Siga o Arquicast:

O episódio tradicional do Arquicast sobre o Prêmio Pritzker deste ano de 2023 trouxe à tona a premiação do arquiteto britânico David Chipperfield. Como de praxe, o programa discutiu a composição do júri e especulou sobre as decisões tomadas. Chipperfield é um renomado arquiteto que tem trabalhado em projetos em todo o mundo, suas obras refletem uma compreensão profunda do contexto histórico e cultural dos locais em que trabalha.

O arquiteto britânico é membro do Royal Institute of British Architects e membro honorário tanto do American Institute of Architects quanto do Bund Deutscher Architekten. Ele recebeu inúmeras distinções, incluindo o título de Cavaleiro pelos serviços à arquitetura no Reino Unido e na Alemanha. Em 2011, recebeu a Medalha Real de Ouro da RIBA e, em 2013, o Praemium Imperiale da Japan Art Association, ambos dados em reconhecimento por sua trajetória. Recentemente, em 2021, ele foi nomeado membro da Ordem dos Companheiros de honra por seus serviços à arquitetura.

O episódio contou com a participação de Maressa Fonseca, Bruno Sarmento e Caio Dias, cada um deles trazendo uma visão específica sobre a obra de Chipperfield. Caio compartilhou histórias e bastidores da produção, Bruno leu as obras com precisão e Maressa apontou os caminhos para reflexões mais profundas.

Uma das características marcantes do trabalho de Chipperfield é sua abordagem sensível à restauração e reutilização de edifícios antigos, como no caso do Neues Museum em Berlim. Neste ano, o júri citou o aspecto clássico da obra de Chipperfield, que pode ser interpretada pela sensibilidade de composição e utilização correta e harmônica dos materiais.

A discussão sobre a obra de Chipperfield é valiosa para entendermos como a arquitetura pode ser sensível ao contexto cultural e histórico e, ao mesmo tempo, ser inovadora e funcional. A premiação reconhece sua contribuição para o desenvolvimento da arquitetura contemporânea e o legado que deixam para a posteridade.

O episódio está disponível no YouTube em uma versão estendida, gravado em vídeo e com muitas imagens das obras que acompanham as descrições dos participantes. Até a próxima!

Participantes

Adilson Amaral

Adilson Amaral

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor do Centro Universitário UniAcademia e como arquiteto autônomo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com experiência nas áreas de projeto de arquitetura e ArchViz (Visualização Arquitetônica), viu no podcast uma ferramenta poderosa na discussão e compartilhamento de conhecimento na área, para alcançar profissionais e curiosos sobre arquitetura e espaço urbano.

Maressa Fonseca

Maressa Fonseca

Arquiteta urbanista (Universidade Federal de Viçosa, 2013), mestra em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFV, 2017) e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da UFV (ingresso em 2018), na linha de pesquisa Trabalho, Consumo e Cultura. Desde 2020 é docente no Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa) atuando nas áreas de História da Arquitetura e do Urbanismo e Projeto Arquitetônico. Iniciou sua experiência docente durante o mestrado, atuando como Monitora II em disciplinas Projeto Arquitetônico e Representação Gráfica. Em 2015 foi aprovada em concurso público para atuar como professora substituta junto ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, lecionando disciplinas de História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo, Traçado de Cidades e Representação Gráfica. Atua como arquiteta autônoma e professora universitária. Seus principais interesses de pesquisa são: teoria e história da arquitetura e do urbanismo, projeto de habitação, habitação de interesse social, pedagogia e metodologias de projeto arquitetônico e planejamento urbano.

Bruno Sarmento

Bruno Sarmento

Arquiteto titular da Lourenço|Sarmento Arquitetos, professor do curso de Arquietura e Urbanismo da UniAcademia.

Caio Smolarek Dias

Caio Smolarek Dias

Fundador do Studio CSD. Arquiteto e Urbanista, mestre em Urban Landscape pela Politecnico di Milano. Foi professor de disciplinas de projeto em curso superior de Arquitetura e Urbanismo. É coautor do livro “Cascavel: um espaço no tempo: a história do planejamento urbano”. É membro titular da Câmara Técnica de Meio Ambiente do CAU-PR. Membro do Núcleo Oeste Paraná do IAB. Vice presidente da Associação de Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná – AMIC. Coordenador da câmara técnica de Urbanismo e Meio Ambiente para o Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Cascavel. Idealizador e sócio fundador do portal Projetar.org para concursos de projetos para estudantes de arquitetura. Foi premiado com o 4º lugar no concurso italiano para a Paróquia de San Filippo Neri; com o 3º premio no concurso Tidelli para mobiliário externo. Finalista no concurso para o Novo Museu da Bauhaus em Dessau, Alemanha. Foi membro, pela Politecnico di Milano, da equipe que realizou a mostra Brasilia: uma utopia realizada, exibida na Triennale di Milano.

Apoio

Deixe um comentário

Arquicast 224 – Pritzker 2024: Riken Yamamoto A arquitetura contemporânea está em constante busca por inovação e relevância social, nesse contexto, o arquiteto japonês Riken…

Imagine-se vagando pelas ruas encantadoras de Paris, imerso em uma paleta de cores vibrantes e narrativas poéticas. Este é o universo visualmente deslumbrante de “O…

Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…