Reproduzir vídeo

Arquicast Especial Rio2C – A arte do morar e o processo criativo de Alberto Renault

  • No dia 16 de abril de 2023, durante a Rio2C, o palco Arts&Crafts recebeu mais um episódio especial do Arquicast para uma gravação ao vivo. Desta vez, o entrevistado foi Alberto Renault, cenógrafo, escritor, roteirista, diretor de teatro e TV, além de indicado ao EMMY Internacional e criador de diversas séries, como “Casa Brasileira”, “Lar:[...]
Siga o Arquicast:

No dia 16 de abril de 2023, durante a Rio2C, o palco Arts&Crafts recebeu mais um episódio especial do Arquicast para uma gravação ao vivo. Desta vez, o entrevistado foi Alberto Renault, cenógrafo, escritor, roteirista, diretor de teatro e TV, além de indicado ao EMMY Internacional e criador de diversas séries, como “Casa Brasileira”, “Lar: Vida Interior”, “Morar” e “De Casa em Casa”.

Ao longo da conversa, Renault compartilhou sua trajetória e abordou diversos temas, como a potência da arquitetura como meio para contar histórias de forma ampliada, o processo de curadoria na escolha das casas para seus projetos audiovisuais e a influência do audiovisual na formação de novos profissionais de arquitetura e design.

Um dos principais tópicos discutidos foi a relação entre arquitetura e narrativa. Renault explicou que a arquitetura é muito mais do que apenas a técnica do construir, mas também o processo de definir a morada e os olhares exteriores a ela. O diretor também falou sobre seu processo criativo, revelado pela dinâmica da filmagem nas quase mil casas que registrou ao longo de sua carreira. Com o passar do tempo, criou um método próprio, utilizando fotos autorais que subsidiavam a direção de fotografia dos programas, e que mais tarde se tornariam as “fotos que sobreviveram”, agora compiladas em seu livro “Fotos Caseiras”, lançado em novembro de 2022 pela Editora Capivara.

Outro assunto abordado foi sobre a formação de novos profissionais de Arquitetura e Design. Renault afirmou que seria ótimo se esses conteúdos fossem ensinados de forma mais ampla, considerando as histórias e vivências de um lar, do contexto, das cores e do improviso. Ele acredita que o audiovisual tem um papel importante nesse sentido, pois possibilita uma maior conexão emocional com as pessoas e os lugares.

A partir da metade do episódio, a conversa foi reagindo às fotos autorais do diretor, criando uma ótima oportunidade para compreender melhor o seu processo criativo, além de destacar a importância dessa conexão emocional com o público. Com certeza, foi um encontro inspirador e enriquecedor para todos que puderam acompanhar. Não deixe de acessar também o episódio ilustrado, disponível no YouTube e Spotify. Até a próxima!

Participantes

Adilson Amaral

Adilson Amaral

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor do Centro Universitário UniAcademia e como arquiteto autônomo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com experiência nas áreas de projeto de arquitetura e ArchViz (Visualização Arquitetônica), viu no podcast uma ferramenta poderosa na discussão e compartilhamento de conhecimento na área, para alcançar profissionais e curiosos sobre arquitetura e espaço urbano.

Rapha Rodrigues

Rapha Rodrigues

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Pai do Miguel e do Joaquim, formado em Arquitetura, Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Subsecretário de Planejamento do Município de Juiz de Fora (MG), é também professor universitário há mais de 15 anos. Possui experiência nas áreas de projetos de arquitetura e design, execução e gerenciamento de obras, planejamento e projeto do espaço urbano. Idealizou o Arquicast para compartilhar experiências, escutar novas histórias e abraçar o universo das cidades e das construções de um jeito leve e divertido.

Alberto Renault

Alberto Renault

Alberto Renault é Diretor de TV, indicado ao EMMY Internacional 2018 na categoria Programa Cultural, criou e dirigiu para o canal GNT(Globoplay) as séries Casa Brasileira, Lar: vida Interior, Morar entre outras. A partir da sua experiência com os programas sobre arquitetura e habitar que dirigiu, publicou em 2022 o livro “Fotos Caseiras” (Editora Capivara). Publicou também os romances “A Foto” (Editora Objetiva), “Moko no Brasil ” e “Sr. R” (Editora Aeroplano). Cenógrafo premiado (Prêmio Shell), dirigiu óperas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e também no Teatro Regio de Torino, Itália.

Deixe um comentário

Hoje voltamos em um assunto que foi pauta recente por aqui. Retomamos o tema do episódio 214, sobre ambientes de trabalho em arquitetura, já que…

Em mais um episódio de entrevista, o Arquicast recebe a ilustre arquiteta Fernanda Marques. Formada pela FAU USP, Fernanda faz questão de desenvolver seus projetos…

Hoje vamos falar sobre um tema que tem circulado entre os profissionais arquitetos nos últimos anos, principalmente através das redes sociais. Muita gente ainda tem…