Reproduzir vídeo

Arquicast Especial Rio2C – A arte do morar e o processo criativo de Alberto Renault

  • No dia 16 de abril de 2023, durante a Rio2C, o palco Arts&Crafts recebeu mais um episódio especial do Arquicast para uma gravação ao vivo. Desta vez, o entrevistado foi Alberto Renault, cenógrafo, escritor, roteirista, diretor de teatro e TV, além de indicado ao EMMY Internacional e criador de diversas séries, como “Casa Brasileira”, “Lar:[...]
Siga o Arquicast:

No dia 16 de abril de 2023, durante a Rio2C, o palco Arts&Crafts recebeu mais um episódio especial do Arquicast para uma gravação ao vivo. Desta vez, o entrevistado foi Alberto Renault, cenógrafo, escritor, roteirista, diretor de teatro e TV, além de indicado ao EMMY Internacional e criador de diversas séries, como “Casa Brasileira”, “Lar: Vida Interior”, “Morar” e “De Casa em Casa”.

Ao longo da conversa, Renault compartilhou sua trajetória e abordou diversos temas, como a potência da arquitetura como meio para contar histórias de forma ampliada, o processo de curadoria na escolha das casas para seus projetos audiovisuais e a influência do audiovisual na formação de novos profissionais de arquitetura e design.

Um dos principais tópicos discutidos foi a relação entre arquitetura e narrativa. Renault explicou que a arquitetura é muito mais do que apenas a técnica do construir, mas também o processo de definir a morada e os olhares exteriores a ela. O diretor também falou sobre seu processo criativo, revelado pela dinâmica da filmagem nas quase mil casas que registrou ao longo de sua carreira. Com o passar do tempo, criou um método próprio, utilizando fotos autorais que subsidiavam a direção de fotografia dos programas, e que mais tarde se tornariam as “fotos que sobreviveram”, agora compiladas em seu livro “Fotos Caseiras”, lançado em novembro de 2022 pela Editora Capivara.

Outro assunto abordado foi sobre a formação de novos profissionais de Arquitetura e Design. Renault afirmou que seria ótimo se esses conteúdos fossem ensinados de forma mais ampla, considerando as histórias e vivências de um lar, do contexto, das cores e do improviso. Ele acredita que o audiovisual tem um papel importante nesse sentido, pois possibilita uma maior conexão emocional com as pessoas e os lugares.

A partir da metade do episódio, a conversa foi reagindo às fotos autorais do diretor, criando uma ótima oportunidade para compreender melhor o seu processo criativo, além de destacar a importância dessa conexão emocional com o público. Com certeza, foi um encontro inspirador e enriquecedor para todos que puderam acompanhar. Não deixe de acessar também o episódio ilustrado, disponível no YouTube e Spotify. Até a próxima!

Participantes

Adilson Amaral

Adilson Amaral

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor do Centro Universitário UniAcademia e como arquiteto autônomo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com experiência nas áreas de projeto de arquitetura e ArchViz (Visualização Arquitetônica), viu no podcast uma ferramenta poderosa na discussão e compartilhamento de conhecimento na área, para alcançar profissionais e curiosos sobre arquitetura e espaço urbano.

Rapha Rodrigues

Rapha Rodrigues

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Pai do Miguel e do Joaquim, formado em Arquitetura, Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Subsecretário de Planejamento do Município de Juiz de Fora (MG), é também professor universitário há mais de 15 anos. Possui experiência nas áreas de projetos de arquitetura e design, execução e gerenciamento de obras, planejamento e projeto do espaço urbano. Idealizou o Arquicast para compartilhar experiências, escutar novas histórias e abraçar o universo das cidades e das construções de um jeito leve e divertido.

Alberto Renault

Alberto Renault

Alberto Renault é Diretor de TV, indicado ao EMMY Internacional 2018 na categoria Programa Cultural, criou e dirigiu para o canal GNT(Globoplay) as séries Casa Brasileira, Lar: vida Interior, Morar entre outras. A partir da sua experiência com os programas sobre arquitetura e habitar que dirigiu, publicou em 2022 o livro “Fotos Caseiras” (Editora Capivara). Publicou também os romances “A Foto” (Editora Objetiva), “Moko no Brasil ” e “Sr. R” (Editora Aeroplano). Cenógrafo premiado (Prêmio Shell), dirigiu óperas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e também no Teatro Regio de Torino, Itália.

Deixe um comentário

Oi gente! Esse é o Arquicast 226 e hoje vamos falar sobre uma das residências mais icônicas do século XX. Construída em cima de uma…

A tarefa deste livro foi bem ambiciosa e realizada por uma autora que não é arquiteta: compilar os vários pensamentos sobre a cidade e retratar…

  O sonho de montar um escritório de arquitetura e criar projetos autorais é uma aspiração comum entre muitos recém-formados em arquitetura e urbanismo. No…