Reproduzir vídeo

Arquicast 203 – Entrevista: Coletivo Levante

Siga o Arquicast:

Oi gente! Esse é o ARQUICAST 203 e, para mais um episódio de Entrevistas, convidamos arquitetos que fazem parte de um coletivo que teve seu trabalho premiado e amplamente divulgado recentemente na mídia nacional e internacional.

Este local reúne diversos profissionais em um laboratório de ideias que tem a favela da Serra, onde vivem quase 100 mil pessoas, como seu principal território de atuação. E, desde 2017, tem uma parceria contínua com o Centro Cultural Lá da Favelinha, se consolidando como um modelo possível para a realização de projetos e obras pela formação de redes e relações afetivas, ativando culturas e potências latentes das comunidades através da arquitetura.

Hoje, estamos aqui com o COLETIVO LEVANTE! Nossos entrevistados:

Fernando Maculan –  arquiteto e urbanista pela UFMG, sócio fundador da MACh Arquitetos, atua em diversos projetos que aproximam arte e design, e idealizador do Coletivo LEVANTE.

Amanda Castilho – Arquiteta e Urbanista pelo Centro Universitário UNA , e Pós-Graduanda em Arquitetura, Educação e Sociedade pela Escola da Cidade (2023). É colaboradora na MACh Arquitetos; membro do grupo de estudos e desenvolvimento pedagógico Desvios desde 2021 e membro associado do Coletivo LEVANTE desde 2022.

Rafael Yanni – Arquiteto urbanista e mestre pela UFMG. É professor de arquitetura. Também é sócio da MACh Arquitetos desde 2021.

Bom cast!

Participantes

Rapha Rodrigues

Rapha Rodrigues

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Pai do Miguel e do Joaquim, formado em Arquitetura, Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Subsecretário de Planejamento do Município de Juiz de Fora (MG), é também professor universitário há mais de 15 anos. Possui experiência nas áreas de projetos de arquitetura e design, execução e gerenciamento de obras, planejamento e projeto do espaço urbano. Idealizou o Arquicast para compartilhar experiências, escutar novas histórias e abraçar o universo das cidades e das construções de um jeito leve e divertido.

Adilson Amaral

Adilson Amaral

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor do Centro Universitário UniAcademia e como arquiteto autônomo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com experiência nas áreas de projeto de arquitetura e ArchViz (Visualização Arquitetônica), viu no podcast uma ferramenta poderosa na discussão e compartilhamento de conhecimento na área, para alcançar profissionais e curiosos sobre arquitetura e espaço urbano.

Maressa Fonseca

Maressa Fonseca

Arquiteta urbanista (Universidade Federal de Viçosa, 2013), mestra em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFV, 2017) e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da UFV (ingresso em 2018), na linha de pesquisa Trabalho, Consumo e Cultura. Desde 2020 é docente no Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa) atuando nas áreas de História da Arquitetura e do Urbanismo e Projeto Arquitetônico. Iniciou sua experiência docente durante o mestrado, atuando como Monitora II em disciplinas Projeto Arquitetônico e Representação Gráfica. Em 2015 foi aprovada em concurso público para atuar como professora substituta junto ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, lecionando disciplinas de História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo, Traçado de Cidades e Representação Gráfica. Atua como arquiteta autônoma e professora universitária. Seus principais interesses de pesquisa são: teoria e história da arquitetura e do urbanismo, projeto de habitação, habitação de interesse social, pedagogia e metodologias de projeto arquitetônico e planejamento urbano.

Apoio

Deixe um comentário

  Esse é o Arquicast 224, e o episódio de hoje fala do sonho de muita gente que se forma em arquitetura e urbanismo que…

Arquicast 224 – Pritzker 2024: Riken Yamamoto A arquitetura contemporânea está em constante busca por inovação e relevância social, nesse contexto, o arquiteto japonês Riken…

Imagine-se vagando pelas ruas encantadoras de Paris, imerso em uma paleta de cores vibrantes e narrativas poéticas. Este é o universo visualmente deslumbrante de “O…