Arquicast 217 – O Ambiente de Trabalho em Arquitetura – Parte 2

Siga o Arquicast:

Hoje voltamos em um assunto que foi pauta recente por aqui. Retomamos o tema do episódio 214, sobre ambientes de trabalho em arquitetura, já que recebemos diversos comentários sobre o episódio e também ficamos com aquele gostinho de “quero mais”, desejando ampliar essa discussão que envolve tantas questões. Vale destacar que a inspiração para as nossas pautas partiu da leitura de um conjunto de artigos publicados no site Architizer, intitulados “A cultura da arquitetura precisa de uma revisão” de autoria da arquiteta norte-americana Evelyn Lee. O artigo discute questões que envolvem os ambientes de trabalho dos arquitetos com o objetivo de disseminar uma cultura de aprendizagem baseada em valores. Hoje queremos enfatizar um pouco mais essa abordagem diversificando os pontos de vista. Convidamos duas arquitetas com experiências distintas de trabalho em arquitetura e que já estiveram por aqui em outros momentos: Liz Valente e Larissa Fioravante. Bom Cast!


Dicas e comentados no episódio:

Participantes

Adilson Amaral

Adilson Amaral

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor do Centro Universitário UniAcademia e como arquiteto autônomo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com experiência nas áreas de projeto de arquitetura e ArchViz (Visualização Arquitetônica), viu no podcast uma ferramenta poderosa na discussão e compartilhamento de conhecimento na área, para alcançar profissionais e curiosos sobre arquitetura e espaço urbano.

Maressa Fonseca

Maressa Fonseca

Arquiteta urbanista (Universidade Federal de Viçosa, 2013), mestra em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFV, 2017) e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da UFV (ingresso em 2018), na linha de pesquisa Trabalho, Consumo e Cultura. Desde 2020 é docente no Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa) atuando nas áreas de História da Arquitetura e do Urbanismo e Projeto Arquitetônico. Iniciou sua experiência docente durante o mestrado, atuando como Monitora II em disciplinas Projeto Arquitetônico e Representação Gráfica. Em 2015 foi aprovada em concurso público para atuar como professora substituta junto ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, lecionando disciplinas de História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo, Traçado de Cidades e Representação Gráfica. Atua como arquiteta autônoma e professora universitária. Seus principais interesses de pesquisa são: teoria e história da arquitetura e do urbanismo, projeto de habitação, habitação de interesse social, pedagogia e metodologias de projeto arquitetônico e planejamento urbano.

Rapha Rodrigues

Rapha Rodrigues

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Pai do Miguel e do Joaquim, formado em Arquitetura, Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Subsecretário de Planejamento do Município de Juiz de Fora (MG), é também professor universitário há mais de 15 anos. Possui experiência nas áreas de projetos de arquitetura e design, execução e gerenciamento de obras, planejamento e projeto do espaço urbano. Idealizou o Arquicast para compartilhar experiências, escutar novas histórias e abraçar o universo das cidades e das construções de um jeito leve e divertido.

Liz Valente

Liz Valente

Bacharel em Arquitetura Urbanismo (2008) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2016) pela Universidade Federal de Viçosa, tendo estudando parte da graduação na Iowa State University (2003-2004). Artista gráfica com experiencia em desenho livre e pintura acrílica, bem como na composição musical e teatral. Tem experiência nas áreas de projeto arquitetônico com ênfase em desenvolvimento de projetos; também participa de pesquisas interdisciplinares em arquitetura, filosofia e arte. Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário de Viçosa/Univiçosa desde 2018.

Larissa Fioravante

Larissa Fioravante

Arquiteta Urbanista, mestranda em Ambiente Construído, com experiência nas áreas de projeto, arquitetura da saúde e visualização arquitetônica. Atualmente integra o time da Skylab Arquitetos.

Deixe um comentário

  Esse é o Arquicast 224, e o episódio de hoje fala do sonho de muita gente que se forma em arquitetura e urbanismo que…

Arquicast 224 – Pritzker 2024: Riken Yamamoto A arquitetura contemporânea está em constante busca por inovação e relevância social, nesse contexto, o arquiteto japonês Riken…

Imagine-se vagando pelas ruas encantadoras de Paris, imerso em uma paleta de cores vibrantes e narrativas poéticas. Este é o universo visualmente deslumbrante de “O…