Arquicast 218 – Como será a arquitetura daqui a 20 anos

Siga o Arquicast:

No último episódio de 2024, o Arquicast se aventurou em uma intrigante jornada de especulação sobre o futuro da arquitetura. Inspirados por um provocante artigo do The Architect’s Newspaper, os participantes, incluindo Caio Dias e André Noronha, compartilharam suas visões e reflexões sobre o que nos aguarda nas próximas duas décadas. A dinâmica ficou na leitura das citações presentes na publicação, que você pode ler neste link.

Dentre as declarações citadas na conversa, a de Fred Bernstein provocou um longo debate sobre sustentabilidade e novas formas de relação do mundo produtivo com a geração de energia, na ideia de que os edifícios deveriam ser capazes de gerar mais energia do que consomem. Nesse cenário futurista, não haveria espaço para artifícios contábeis que pudessem mascarar a realidade, como a promessa de plantar árvores para compensar emissões.

Os apontamentos de Daniel Brook contribuíram para uma discussão sobre a necessidade de uma visão equilibrada e inovadora, apontando para uma arquitetura mais global e, paradoxalmente, mais sintonizada com suas raízes locais. A proposta é que projetos inovadores sejam distribuídos de maneira mais uniforme pelo mundo, ao mesmo tempo em que estão profundamente enraizados em seus contextos culturais, urbanísticos e ecológicos. Essa visão aponta para um futuro em que a arquitetura transcende barreiras geográficas, mantendo uma conexão intrínseca com as comunidades locais.

A visão de Neeraj Bhatia, também trazida para o debate, é profunda e provocativa, delineando uma esperança audaciosa de transformação na disciplina. O cerne de sua expectativa reside na quebra do mito persistente que separa projetos sociais e ecológicos de projetos formais, e vice-versa. Ao reivindicar a necessidade de integrar questões sociais e ecológicas com a forma, organização e estética arquitetônicas, Bhatia propõe revisar a dicotomia muitas vezes imposta entre a responsabilidade social e a expressão formal, destacando a importância de reconhecer que ambos podem coexistir e se fortalecer mutuamente.

Nessa forma traçadas uma miscelânea de perspectivas sobre o futuro da arquitetura, misturando a opinião dos participantes com as diversas opiniões globais sobre o assunto. Que esse episódio sirva como um convite para todos nós imaginarmos e contribuirmos para um futuro inovador e consciente.


Dicas do Episódio:

Participantes

Adilson Amaral

Adilson Amaral

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor do Centro Universitário UniAcademia e como arquiteto autônomo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com experiência nas áreas de projeto de arquitetura e ArchViz (Visualização Arquitetônica), viu no podcast uma ferramenta poderosa na discussão e compartilhamento de conhecimento na área, para alcançar profissionais e curiosos sobre arquitetura e espaço urbano.

Maressa Fonseca

Maressa Fonseca

Arquiteta urbanista (Universidade Federal de Viçosa, 2013), mestra em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFV, 2017) e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da UFV (ingresso em 2018), na linha de pesquisa Trabalho, Consumo e Cultura. Desde 2020 é docente no Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa) atuando nas áreas de História da Arquitetura e do Urbanismo e Projeto Arquitetônico. Iniciou sua experiência docente durante o mestrado, atuando como Monitora II em disciplinas Projeto Arquitetônico e Representação Gráfica. Em 2015 foi aprovada em concurso público para atuar como professora substituta junto ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, lecionando disciplinas de História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo, Traçado de Cidades e Representação Gráfica. Atua como arquiteta autônoma e professora universitária. Seus principais interesses de pesquisa são: teoria e história da arquitetura e do urbanismo, projeto de habitação, habitação de interesse social, pedagogia e metodologias de projeto arquitetônico e planejamento urbano.

Rapha Rodrigues

Rapha Rodrigues

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Pai do Miguel e do Joaquim, formado em Arquitetura, Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Subsecretário de Planejamento do Município de Juiz de Fora (MG), é também professor universitário há mais de 15 anos. Possui experiência nas áreas de projetos de arquitetura e design, execução e gerenciamento de obras, planejamento e projeto do espaço urbano. Idealizou o Arquicast para compartilhar experiências, escutar novas histórias e abraçar o universo das cidades e das construções de um jeito leve e divertido.

Caio Smolarek Dias

Caio Smolarek Dias

Fundador do Studio CSD. Arquiteto e Urbanista, mestre em Urban Landscape pela Politecnico di Milano. Foi professor de disciplinas de projeto em curso superior de Arquitetura e Urbanismo. É coautor do livro “Cascavel: um espaço no tempo: a história do planejamento urbano”. É membro titular da Câmara Técnica de Meio Ambiente do CAU-PR. Membro do Núcleo Oeste Paraná do IAB. Vice presidente da Associação de Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná – AMIC. Coordenador da câmara técnica de Urbanismo e Meio Ambiente para o Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Cascavel. Idealizador e sócio fundador do portal Projetar.org para concursos de projetos para estudantes de arquitetura. Foi premiado com o 4º lugar no concurso italiano para a Paróquia de San Filippo Neri; com o 3º premio no concurso Tidelli para mobiliário externo. Finalista no concurso para o Novo Museu da Bauhaus em Dessau, Alemanha. Foi membro, pela Politecnico di Milano, da equipe que realizou a mostra Brasilia: uma utopia realizada, exibida na Triennale di Milano.

André Miguel Coronha

André Miguel Coronha

Arquiteto e Urbanista, mestre em arquitetura paisagística. Fundador da ArqLiq.

3 comentários em “Arquicast 218 – Como será a arquitetura daqui a 20 anos”

  1. Caros amigos da Arquicast,

    Gostaria de apresentar algo que acredito ser de muito interesse para o seu podcast.

    A Bianca é estudante de arquitetura na Itália e tem desenvolvido um ótimo trabalho estudando sobre a arquitetura e a necessidade humana de cada tempo. Acredito que seja de muita valia ela participar de um episódio do seu podcast.

    Caso tenham interesse em conhecê-la, podemos marcar uma reunião.

    Aguardo seu retorno.

    Atenciosamente,

    Sabrino Côrtes

    Responder

Deixe um comentário

Esse é o Arquicast 227, e o episódio de hoje é mais um da série de mobilidade, esse tema tão extenso! E hoje vamos falar…

O episódio 226 do Arquicast é dedicado à incrível história da Fallingwater, ou Casa da Cascata, de Frank Lloyd Wright. Em uma conversa divertida sobre…

A história do urbanismo é um campo complexo e multifacetado, repleto de debates e interpretações que moldam nossa compreensão das cidades e de seu desenvolvimento…