Arquicast 224 – Profissionalizando os Escritórios de Arquitetura

Siga o Arquicast:

 

O sonho de montar um escritório de arquitetura e criar projetos autorais é uma aspiração comum entre muitos recém-formados em arquitetura e urbanismo. No entanto, mais do que apenas a parte criativa e técnica, é crucial considerar a gestão do negócio. Este foi o tema central do episódio 224 do Arquicast, onde foram discutidos os desafios e estratégias para profissionalizar os escritórios de arquitetura. 

O episódio começa destacando um dado alarmante: 25% das empresas no Brasil fecham suas portas devido a problemas de gestão, conforme uma pesquisa do Sebrae em 2020. Nesse contexto, como conciliar os desejos profissionais com a administração eficiente do negócio? Em parceria com a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura de São Paulo (ASBEA), o Arquicast convidou Gustavo Garrido, presidente da ASBEA-SP, e Daniel Toledo, diretor executivo da Königsberger Vannucchi.

Garrido e Toledo compartilham suas experiências e abordam os primeiros passos para quem deseja empreender na prestação de serviços em arquitetura. A questão do espaço físico em uma era digital é levantada, ressaltando a importância da presença online, mas sem desconsiderar a relevância de um local físico para encontros e apresentações. Além disso, a discussão sobre a precificação dos projetos como pilar da gestão é essencial. Os participantes destacam que a precificação vai além de uma simples metodologia de composição de preços, envolvendo diversas dimensões que impactam na sustentabilidade do escritório.

A escala do negócio também é discutida e os desafios específicos de cada uma. Nesse caminho, a gestão de pessoas surge como um ponto central, destacando a necessidade de pensar na gestão de equipes tanto quanto na gestão dos projetos. A medição de resultados em um trabalho aparentemente artístico é debatida, evidenciando a importância de não se limitar apenas à medida financeira.

A busca por apoio e capacitação, seja por meio de cursos específicos ou entidades como a ASBEA, é incentivada, bem como a valorização dos profissionais da área e a construção de um mercado local sólido são abordadas como estratégias importantes para a caminhada de oportunidades. O episódio proporciona uma reflexão valiosa sobre os desafios  da profissionalização dos escritórios de arquitetura ao trazer especialistas com experiências práticas para a discussão, ainda, o episódio oferece insights fundamentais para aqueles que buscam empreender nesse campo tão dinâmico e desafiador. 

Embora o caminho para profissionalizar um escritório de arquitetura possa ser desafiador, ele é repleto de ramificações para aqueles dispostos a investir na capacitação e aprendizagem contínua, desenvolvendo suas habilidades empresariais. Com as ferramentas certas e o apoio adequado, é possível transformar o sonho de empreender na área da arquitetura em uma jornada gratificante e bem-sucedida. Não deixe de ouvir o episódio!

Participantes

Adilson Amaral

Adilson Amaral

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor do Centro Universitário UniAcademia e como arquiteto autônomo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com experiência nas áreas de projeto de arquitetura e ArchViz (Visualização Arquitetônica), viu no podcast uma ferramenta poderosa na discussão e compartilhamento de conhecimento na área, para alcançar profissionais e curiosos sobre arquitetura e espaço urbano.

Rapha Rodrigues

Rapha Rodrigues

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Pai do Miguel e do Joaquim, formado em Arquitetura, Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Subsecretário de Planejamento do Município de Juiz de Fora (MG), é também professor universitário há mais de 15 anos. Possui experiência nas áreas de projetos de arquitetura e design, execução e gerenciamento de obras, planejamento e projeto do espaço urbano. Idealizou o Arquicast para compartilhar experiências, escutar novas histórias e abraçar o universo das cidades e das construções de um jeito leve e divertido.

Gustavo Garrido

Gustavo Garrido

Gustavo Garrido é Arquiteto e Urbanista pela FAUUSP, pós-graduado em Desenvolvimento Imobiliário. Foi professor na Belas Artes dos cursos de Gestão de Escritórios de Arquitetura e Gerenciamento de Obras, Pesquisador e autor de publicações na área de Paisagem e Ambiente, Compôs a diretoria da ABAP no biênio 2018 – 2020, é diretor da ARCHSCAPE Arquitetura e Paisagem e atual Presidente da AsBEA-SP – Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo (gestão 2023/2025).

Daniel Toledo

Daniel Toledo

DANIEL TOLEDO é Engenheiro Mecânico pela USP, colaborou com empresas de diferentes setores na formulação de seus programas de P,D&I, bem como na implementação de importantes mudanças organizacionais, com destaque para a reestruturação das áreas de Planejamento e Engenharia da Infraero em 2012. Hoje é Sócio da Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, desde 2013, ocupando o cargo de Diretor Executivo e CEO.

1 comentário em “Arquicast 224 – Profissionalizando os Escritórios de Arquitetura”

Deixe um comentário

Oi gente! Esse é o Arquicast 226 e hoje vamos falar sobre uma das residências mais icônicas do século XX. Construída em cima de uma…

A tarefa deste livro foi bem ambiciosa e realizada por uma autora que não é arquiteta: compilar os vários pensamentos sobre a cidade e retratar…

Arquicast 224 – Pritzker 2024: Riken Yamamoto A arquitetura contemporânea está em constante busca por inovação e relevância social, nesse contexto, o arquiteto japonês Riken…