Hoje vamos abordar um tema que vem gerando intensos debates nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo: a controvérsia em torno do ensino a distância (EaD) na formação de arquitetos. Órgãos como o CAU/BR e o IAB se posicionam contrários à oferta de cursos 100% online, levantando questões sobre a qualidade da formação e o impacto das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) modificadas em 2024. Quais podem ser os impactos dessas mudanças? Como evoluir os currículos de arquitetura nas faculdades sem prejudicar o ensino?
Participam:
Danilo Batista é arquiteto urbanista pela UFMG e mestre em engenharia de processos. É diretor da D&P Arquitetura, trabalhando no ramo de consultoria e projetos e é presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura do Brasil – AsBEA-BR desde 2021.
Frederico Braida é arquiteto e urbanista pela UFJF, 2005, mestre em urbanismo pela UFRJ, 2008; mestre, doutor e pós-doutor em design pela PUC-Rio, pós-doutor em matemática (UTFPR, 2021). Professor de três programas de pós-graduação da UFJF e Líder do Grupo de Pesquisa LEAUD – Laboratório de Estudos da Linguagem e Expressões da Arquitetura, Urbanismo e Design. Tem feito parte do comitê científico dos congressos da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA).
Podcast: Play in new window | Download
3 comentários em “Arquicast 243 – A polêmica sobre Ensino à distância nas faculdades de arquitetura”
dkl5q6
gi485c
pe1nhi