Arquicast 017 – Arquitetura e Cinema: O Show de Truman

    Siga o Arquicast:

    vitrine_cast_017

    Adilson (@adilsonlamaral), Rapha (@_rapha) e Aline Cruz (@alinecruz) convidam Kiko Barbosa (@kikobarbosa) para falar de um dos filmes mais bacanas do nosso querido Jim Carrey, dirigido pelo talentoso Peter Weir – o mesmo de “Sociedade dos Poetas Mortos”. “O Show de Truman” já é um clássico! Uma obra extremamente relevante para refletirmos sobre nossa atual sociedade do espetáculo, dos muros e das selfies. Um tapa!


    Confira a trilha completa no Spotify | escuta lá!


    Comentados no episódio:


    Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe em contato@arquicast.com


    Este episódio foi patrocinado novamente pelas deliciosas tortas finas da Donivone!


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    5 comentários em “Arquicast 017 – Arquitetura e Cinema: O Show de Truman”

    1. Assisti esse filme quando era bem novo, na época não entendi muito bem mas me emocionou bastante. Depois de mais velho e quando já tinha meu gosto por arquitetura, comecei a me questionar sobre essas cidades cenográficas estadunidenses, fico imaginando o trabalho do arquiteto/cenógrafo para recriar esse pastiche que o norte americano tanto adora.

      Parabéns por mais um programa com tema tão maravilhoso, acompanho vocês desde o episódio 02, abraços!!

      Responder
    2. Tranquei arquitetura ano passado pra seguir o sonho de cursar psicologia, mas ainda me interesso muito pela arquitetura e a influencia que ela causa na nossa sociedade. Queria agradecer o professor Adilson e a galera do Arquicast por me apresentarem o melhor filme que vejo em anos!

      Responder
    3. Fala galera, queria agradecer por esse arquicast, estou adorando principalmente estes de Arquitetura e Cinema. O filme é sensacional porém confesso que quando vi não me atentei ao lado do urbanismo, pensei mais em como nossa vida é condicionada pelos fatores externos como o sistema, a midia, a propaganda, o Big Brother!

      Agora fiquei com muita vontade de assistir Show de Truman de novo, mas queria ter o privilegio de assistir esse filme pela primeira vez novamente porque é outra experiencia ir descobrindo o mundo que está se passando no filme.

      Uma dica pra um próximo Arquitetura e Cinema: Medianeras, um filme argentino de 2011 do Gustavo Taretto. É um filme que tem uma ligação muito forte com a arquitetura o urbanismo e o crescimento desenfreado das cidades.

      Responder
    4. Ola moçada do Arquicast, um pouco atrasado no comentário, mas como o pp filme, essas partipaçoes sao atemporais !!! Escutar essa análise de vcs foi muito estimulante!!! Peter Weir é incrível, e quando ele discute a questão de ambientes controlados em 1998, não vejo distância dos tempos atuais !!! Valeu pela dica Lili , veiz em quando , aparecerei, parabéns a todos !!!

      Responder
      • Oi, Miguel! Obrigada pelo comentário e pelo seu tempo conosco! Fico feliz que o cast seja opção de conteúdo também para pessoas de outras áreas do conhecimento! E há vários filmes bacanas ainda por abordar. Sinta-se à vontade para sugerir… E concordo: a distância é apenas temporal; o contexto atual não só se assemelha, como intensifica a percepção de controle nos diversos ambientes de nossas vidas. Sejam eles reais ou virtuais, certo?! Muito obrigada por contribuir! Grande Abraço!

        Responder

    Deixe um comentário

    Hoje estamos aqui pra conhecer o trabalho de um escritório com sede nos morros das Minas Gerais. Baseados em Belo Horizonte, o escritório busca respostas…

    Hoje vamos conversar sobre uma das práticas que ajudaram a definir nossa profissão. Observar e representar o nosso mundo, mais que ser coisa de arquiteto,…

    Nesse primeiro episódio do 2024 propusemos discutir discutir a relação! Brincadeiras à parte, hoje queremos conversar sobre como é a relação dos arquitetos com seus…