Arquicast 033 – Mies van der Rohe

vitrine_cast_033

Neste episódio, Adilson (@smurfjf) e Lili (@lilicruz) convidam o professor Bruno Sarmento (Facebook) para conversar a respeito da vida e obra de um dos mais famosos e influentes arquitetos do século XX, desde o início de sua carreira na Alemanha até alcançar o estrelato nos EUA: Mies van der Rohe.


Confira a trilha completa no Spotify | escuta lá!

Veja o painel desse cast no Pinterest enquanto ouve | Painel #033


Comentados no episódio:


Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe em contato@arquicast.com


Assine o feed: iTunes | Android | Feed

Gostou? Compartilhe!
arquicast Written by:

8 Comments

  1. Robertinho de Recife
    outubro 30, 2017
    Reply

    Legal o papo, mas faltou uma crítica a Mies, não? Pra mim ele carrega a bagagem estética do século 19, com conceitos como ‘estilo’ e ‘proporção’, o que permitiu a regressão radical do modernismo no que é vendido hoje como ‘minimalismo’, negando a agenda do movimento. Uma obra ser bonita pela escala, harmonia, proporção, ritmo e volume, e não pela utilidade, performance, economia e conforto, diz muito sobre a negação do modernismo e sua apropriação aristocrática. Se os julgamentos estéticos se qualificarem, em algum sentido, como racionais, então eles devem, de certo modo, estar abertos a justificação; se hoje estudamos uma casa inabitável – Farnsworth (problemas de isolamento térmico, conforto e orçamento) – apenas pela sua estética, não é por nenhum argumento racional, mas por declaração de fé. Abraço.

    • novembro 3, 2017
      Reply

      Olá Robertinho! Você realmente acha que faltou crítica? Talvez a gente não tenha falado do ponto de vista crítico específico que você aborda, mas nós todos enfatizamos a crítica que ele recebe do pós-modernismo e sua arquitetura da estética perfeita…não?
      De qualquer forma, obrigado pela sua contribuição! Será lida nos comentários!

      Forte abraço!

    • novembro 7, 2017
      Reply

      Obrigada pela participação, Roberto! Valeu por contribuir pro nosso debate!
      Abs!

  2. outubro 31, 2017
    Reply

    Boa noite pessoal. Primeiramente, parabéns pelo trabalho de vocês! Muito legal contar com um conteúdo de arquitetura que pode ser absorvido de maneira tão leve.
    Queria também ressaltar a alto qualidade do último podcast sobre o Mies Van der Rohe. Ficou muuuito legal, conteúdo realmente denso.
    Bom, sou um estudante de arquitetura aqui de Londrina, Paraná. Estou no quinto ano, quase entregando meu TFG (ou TCC) e por participar de iniciação cientifica posso dizer que também adoro falar e falar sobre arquitetura. Ouvindo alguns dos seus podcasts, percebi a participação de alguns alunos ou graduandos e gostaria de saber (na cara dura) como se da essas participações. Como posso participar da produção de vocês?
    Um forte abraço!!!

    • novembro 3, 2017
      Reply

      Olá Paulo! Obrigado pelos elogios! Muito bom que a gente saber que podemos contribuir de alguma forma!
      Em relação à participação dos ouvintes, estamos pensando nisso sim! Talvez a maneira mais justa de fazer isso seja em algum formato promocional (pra não sermos injustos nem termos que analisar currículos, rs…) mas precisamos ainda pensar numa hora mais oportuna. De qualquer maneira, acompanhe nossos comentários que avisaremos se/ quando isso acontecer.
      Um abraço e manda ver aí no seu TFG!

    • novembro 7, 2017
      Reply

      Valeu, Paulo! Obrigada pelo incentivo!
      Abs

  3. novembro 8, 2017
    Reply

    Obrigado gente! Fico atento por aqui, abração!

  4. J
    dezembro 3, 2017
    Reply

    1:05:32
    Neue Staatsgalery, Stuttgart – James Stirling
    Neue Nationalgalerie, Berlin – Mies

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *