Neste episódio, Adilson (@adilsonlamaral) e Lili (@lilicruz) convidam o professor Bruno Sarmento (Facebook) para conversar a respeito da vida e obra de um dos mais famosos e influentes arquitetos do século XX, desde o início de sua carreira na Alemanha até alcançar o estrelato nos EUA: Mies van der Rohe.
Confira a trilha completa no Spotify | escuta lá!
Veja o painel desse cast no Pinterest enquanto ouve | Painel #033
Comentados no episódio:
- Mon oncle (1958) Jacques Tati | Playtime (1967) Jacques Tati
- Arquitetura no novo milênio – Leonardo Benévolo | Vitruvius
- Conversas com Mies van der Rohe | GG
Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe em contato@arquicast.com
Assine o feed: iTunes | Android | Feed
Podcast: Play in new window | Download
8 comentários em “Arquicast 033 – Mies van der Rohe”
Legal o papo, mas faltou uma crítica a Mies, não? Pra mim ele carrega a bagagem estética do século 19, com conceitos como ‘estilo’ e ‘proporção’, o que permitiu a regressão radical do modernismo no que é vendido hoje como ‘minimalismo’, negando a agenda do movimento. Uma obra ser bonita pela escala, harmonia, proporção, ritmo e volume, e não pela utilidade, performance, economia e conforto, diz muito sobre a negação do modernismo e sua apropriação aristocrática. Se os julgamentos estéticos se qualificarem, em algum sentido, como racionais, então eles devem, de certo modo, estar abertos a justificação; se hoje estudamos uma casa inabitável – Farnsworth (problemas de isolamento térmico, conforto e orçamento) – apenas pela sua estética, não é por nenhum argumento racional, mas por declaração de fé. Abraço.
Olá Robertinho! Você realmente acha que faltou crítica? Talvez a gente não tenha falado do ponto de vista crítico específico que você aborda, mas nós todos enfatizamos a crítica que ele recebe do pós-modernismo e sua arquitetura da estética perfeita…não?
De qualquer forma, obrigado pela sua contribuição! Será lida nos comentários!
Forte abraço!
Obrigada pela participação, Roberto! Valeu por contribuir pro nosso debate!
Abs!
Boa noite pessoal. Primeiramente, parabéns pelo trabalho de vocês! Muito legal contar com um conteúdo de arquitetura que pode ser absorvido de maneira tão leve.
Queria também ressaltar a alto qualidade do último podcast sobre o Mies Van der Rohe. Ficou muuuito legal, conteúdo realmente denso.
Bom, sou um estudante de arquitetura aqui de Londrina, Paraná. Estou no quinto ano, quase entregando meu TFG (ou TCC) e por participar de iniciação cientifica posso dizer que também adoro falar e falar sobre arquitetura. Ouvindo alguns dos seus podcasts, percebi a participação de alguns alunos ou graduandos e gostaria de saber (na cara dura) como se da essas participações. Como posso participar da produção de vocês?
Um forte abraço!!!
Olá Paulo! Obrigado pelos elogios! Muito bom que a gente saber que podemos contribuir de alguma forma!
Em relação à participação dos ouvintes, estamos pensando nisso sim! Talvez a maneira mais justa de fazer isso seja em algum formato promocional (pra não sermos injustos nem termos que analisar currículos, rs…) mas precisamos ainda pensar numa hora mais oportuna. De qualquer maneira, acompanhe nossos comentários que avisaremos se/ quando isso acontecer.
Um abraço e manda ver aí no seu TFG!
Valeu, Paulo! Obrigada pelo incentivo!
Abs
Obrigado gente! Fico atento por aqui, abração!
1:05:32
Neue Staatsgalery, Stuttgart – James Stirling
Neue Nationalgalerie, Berlin – Mies