O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akznobel chega a sua 8ª edição! Evento já tradicional no calendário dos profissionais da área, a premiação é voltada a arquitetos e arquitetas que tenham obras construídas nos últimos 10 anos e busca reconhecer as produções arquitetônicas que sejam referência na cena contemporânea brasileira. Além disso, o prêmio promove ações educativas que são um diferencial importante no nosso campo. A premiação é apresentada pelo Ministério do Turismo, pela Secretaria Especial da Cultura, pela AkzoNobel e pelo Instituto Tomie Ohtake.
Para aprofundarmos um pouco sobre todo o processo de construção deste belo projeto, convidamos Agata Takiya, arquiteta e coordenadora das Premiações do ITO; o arquiteto Diego Mauro, membro da equipe de curadoria do instituto e jurado na 7ª e 8ª edições; e a arquiteta Cíntia Lins, do escritório Lins Arquitetos, premiada na 7ª edição e, hoje, parte integrante do júri.
Como descrito no site do Instituto, um dos objetivos da premiação, e em acordo com os valores e propósitos do ITO, é mapear a produção arquitetônica contemporânea, contribuindo para a divulgação de projetos que se destacam pelo comprometimento com a cultura local, a sustentabilidade e com a criatividade na proposição de ideias, desenvolvimento projetual e soluções construtivas. Este mapeamento, de fato, auxilia na estruturação de uma visão mais plural dos profissionais, e de suas obras, que caracterizam os diferentes contextos de um Brasil heterogêneo e cada vez mais urbano.
Participar da premiação envolve muito mais que submeter o projeto a um júri qualificado. Significa ter a chance de fazer parte de um universo abrangente de ações, no intuito de democratizar o acesso a arte e as práticas culturais voltadas à transformação de nossa sociedade. E isso é a mais pura verdade! Os contemplados pela premiação são convidados a participar de uma exposição no Instituto, que contempla de forma equilibrada as diferentes intervenções, além de terem seus trabalhos divulgados em um catálogo que, por si só, vale a inscrição. É uma obra de referência para quem deseja ter uma amostra da produção arquitetônica nacional, para além dos tradicionais veículos de divulgação da área.
Aliás, este é um dos diferenciais do prêmio: valorizar projetos que não se pautam especificamente pela escala, localidade ou programa. A diversidade é o foco, assim como o próprio conceito de arquitetura e sua relação com o tempo e o espaço. A linha tênue entre edificação, objeto artístico e intervenção é assumida como possibilidade para novas percepções sobre o ato de construir, como fica claro nos exemplos dos anos anteriores.
Para conhecer mais sobre o prêmio e todas as suas nuances, acesse aqui: https://www.institutotomieohtake.org.br/premios/premio_arquitetura_instituto_tomie_ohtake_akzonobel
Ótimo cast e até a próxima!
UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:
Acesse o site do evento aqui
Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!
Clique aqui e entre em no grupo Oficina do Arquicast no Whatsapp (grupo limitado)!
Comentários, críticas, sugestões: contato@arquicast.com
Assine o feed: iTunes | Android | Feed
Podcast: Play in new window | Download