Arquicast 185 – Entrevista Rodrigo Ambrósio e Marco Aurélio Pulchério

    Siga o Arquicast:

    Pesando cada vez mais em amplificar o diálogo entre arquitetura e o mundo das artes, o episódio da semana do Arquicast entrevista duas figuras importantes do design e arte no Brasil. O primeiro deles, Rodrigo Ambrósio, é arquiteto, urbanista e designer, formado pela Universidade Federal de Alagoas e diretor criativo das marcas Ambrósio e Janete Costa. O outro convidado é Marco Aurélio Pulchério (Marco500), Criador da MARCO500, empresa que comercializa produtos para decoração assinados por designers brasileiros. Nessa conversa eles puderam nos revelar os bastidores das artes que tanto dialoga com o mundo da arquitetura, tanto na concepção e produção quanto na divulgação e comercialização.

    Os dois profissionais trabalharam juntos como curadores da exposição “Alagoas Feita à Mão” na Casa Brasil Nova York, que aconteceu em maio desse ano (2022). O trabalho autoral de Rodrigo Ambrósio consta em diversas publicações, coleções particulares e acervos permanentes e, com o trabalho de aproveitamento do resíduo da concha do sururu, realizado na comunidade do Vergel da Lagoa Mundaú e em parceria com Marcelo Rosenbaum, recebeu o Prêmio Casa Vogue Design 2021 e o iF Design Award 2022. Marco desempenha sua função na interlocução comercial, em seu currículo passaram mais de 450 nomes que ajudam a contar o cenário do design nacional, dentre eles Irmãos Campana. Desde 2022, se associou à Vera Santiago e Maria Cristina Vervloet no projeto Caboco, voltado para a apresentação e distribuição da arte popular brasileira na Europa, com base em Portugal.

    Ao longo do episódio, Rodrigo e Marco puderam relatar como se adaptaram ao mercado, em especial na busca por uma formação complementar que pudesse dar subsídio para o trabalho no campo das artes, mesmo ambos já tivessem tido contato com esse universo antes mesmo da formação profissional, o que contribuiu também para as escolhas de ambos.

    O mercado da arte e do design no Brasil sempre foi promissor e com espaço para novos talentos, no entanto é necessário grande esforço em unir a criatividade com tudo que deriva dela, em especial, um bom trânsito nas instituições que validam e auxiliam na difusão das artes. Rodrigo sempre buscou, ao longo dessa jornada, inserir elementos da complexidade cultural brasileira, aglutinando o interesse pelos elementos regionais com o tema sustentabilidade, o que pode ser observado em seu trabalho.

    Juntos, marco e Rodrigo foram curadores da exposição em Nova York do programa “Alagoas Feita à Mão”, em um movimento que cadastrou mais de 15 mil artesãos de todo o estado, dando grande visibilidade internacional para a arte do Estado.

    Se você se interessa por arte, exposições e os trabalhos com curadoria, bem como pretende se especializar na área, não deixe de ouvir o episódio. Até o próximo!

     


    Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!

    Clique aqui e entre em nosso canal no Telegram!


    Siga nosso canal no YouTube

     


    Comentários, críticas, sugestões: contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    Deixe um comentário

      Esse é o Arquicast 224, e o episódio de hoje fala do sonho de muita gente que se forma em arquitetura e urbanismo que…

    Arquicast 224 – Pritzker 2024: Riken Yamamoto A arquitetura contemporânea está em constante busca por inovação e relevância social, nesse contexto, o arquiteto japonês Riken…

    Imagine-se vagando pelas ruas encantadoras de Paris, imerso em uma paleta de cores vibrantes e narrativas poéticas. Este é o universo visualmente deslumbrante de “O…